Gaudium news > Em artigo, bispo gaúcho comenta a beleza da vida consagrada

Em artigo, bispo gaúcho comenta a beleza da vida consagrada

Redação (Terça-feira, 21-08-2018, Gaudium Press) “Desde o início da pregação do evangelho, em meio às comunidades nascentes, surgiram mulheres e homens que decidiram seguir a Cristo de uma forma especial, a Vida Consagrada”, afirma Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, em artigo publicado no site da CNBB.

Em artigo, bispo gaúcho comenta a beleza da vida consagrada

De acordo com Dom Adilson, “ao longo dos séculos, nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamamento do Pai e à moção do Espírito, escolheram este caminho de especial seguimento de Cristo, para se dedicarem a Ele de coração “indiviso” (cf. 1 Cor 7,34). Também eles deixaram tudo, como os Apóstolos, para estar com Cristo e colocar-se, como Ele, a serviço de Deus e dos irmãos. (S. João Paulo II, VC, n.1)”.

“Rezando e trabalhando nos mosteiros ou conventos; cuidando de crianças nos educandários e escolas; assistindo os doentes ou idosos; no campo e na cidade, nas periferias ou centros de metrópoles; nas frentes missionárias em terras longínquas; entre indígenas nas matas ou no cerrado com os camponeses; vestindo o hábito ou não; em inúmeras realidades estão os consagrados”, escreve.

No mesmo texto, o bispo auxiliar enaltece o empenho dos consagrados em seu Estado. “O que seria de Porto Alegre sem as religiosas e religiosos em hospitais, escolas, abrigos e servindo moradores de rua? O que seria de nosso Rio Grande, sem as inúmeras congregações servindo o povo mais humilde?”.

Em vista do terceiro domingo de agosto, quando a Igreja Católica celebra em todo o Brasil a vocação à Vida Consagrada, Dom Adilson lembra que “para São João Paulo II, ‘a vida consagrada, profundamente arraigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito'”.

“Por que fazer os votos ou promessas de pobreza, castidade e obediência? Qual o fundamento deste estilo de vida? É por causa de Jesus Cristo. Há outros modos de viver o batismo e o seguimento? Sim! Os consagrados e consagradas escolhem o jeito que Jesus escolheu. Os votos que professam querem expressar esse modo da sequela Christi. É sempre um dom, uma vocação, um chamado que encontra resposta num coração aberto e acolhedor”, ressalta.

Por fim, o religioso lembra que “sempre é o Espírito Santo quem suscita os carismas para a Igreja e para a humanidade”.

“Crises e sobressaltos fazem parte da história da Vida Consagrada e da Igreja como um todo. E novas modalidades e novos carismas surgem depois dos momentos críticos. A esperança sempre guia os caminhos dos que seguem o Cristo. Ele apontará a direção”, conclui Dom Adilson. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas