Gaudium news > Santuário em Belo Horizonte celebra a memória de Padre Eustáquio

Santuário em Belo Horizonte celebra a memória de Padre Eustáquio

Belo Horizonte – Minas Gerais (Sexta-feira, 24-08-2018, Gaudium Press) Entre os dias 21 e 29 de agosto, o Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, em Belo Horizonte, celebrará a Festa de seu Padroeiro, o Bem-Aventurado Padre Eustáquio, com uma programação repleta de atividades, como novenas, missas e momentos de oração.

Santuário em Belo Horizonte celebra a memória de Padre Eustáquio

Conhecido popularmente como o “Mensageiro da Saúde e da Paz”, Eustáquio Van Lieshout nasceu em 3 de novembro de 1890, em Aarle-Rixtel, distrito do município de Laarbeck, na Holanda.

Criado em uma família de agricultores católicos holandeses, Humberto, como fora batizado, matriculou-se na escola de latim de Gemert em 1903. Dois anos depois, foi transferido para a Congregação dos Sagrados Corações.

Em 1913, ao fazer a profissão dos votos religiosos, tornou-se oficialmente um membro da congregação, adotando o nome religioso de Eustáquio.

Quando concluiu seus estudos teológicos em 1919, recebeu o sacramento da Ordem. Ao tornar-se sacerdote, foi designado para a função de pároco nas cidades de Maassluis e Roelofarendsveen, na província de Holanda do Sul.

No ano de 1925, atendendo a um chamado de seu superior, o Padre Eustáquio desembarcou como missionário ao Brasil.

Santuário em Belo Horizonte celebra a memória de Padre EustáquioEm 15 de julho, o presbítero e seus irmãos de congregação chegaram em romaria, no Triângulo Mineiro, e lá, assumiram a pastoral do santuário episcopal e da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja e das paróquias de São Miguel de Nova Ponte e Santana de Indianópolis, todas pertencentes à Arquidiocese de Uberaba.

Exercendo a função de vigário paroquial, Padre Eustáquio concedeu prioridade ao atendimento às comunidades da sede paroquial de Nova Ponte e de todas as suas capelas.

Em 26 de março de 1926, tornou-se reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Também assumiu o cargo de conselheiro da Congregação dos Sagrados Corações no Brasil.

Após sua morte, no dia 30 de agosto de 1943, Padre Eustáquio foi beatificado, em Belo Horizonte, pelo Cardeal José Saraiva Martins, em 15 de junho de 2006. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas