Gaudium news > Seminário para comunicadores é promovido por Universidade Pontifícia em Roma

Seminário para comunicadores é promovido por Universidade Pontifícia em Roma

Itália – Roma (Terça-feira, 28-08-2018, Gaudium Press) Entre os dias 10 a 16 de setembro o Curso de Comunicação da Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma (PUSC), será palco da nona edição do seminário ‘A Igreja de perto… Cobrindo o catolicismo na era de Francisco’.

Seminário para comunicadores é promovido por Universidade Pontifícia em Roma.png

Ministrado em inglês, o seminário será dirigido para jornalistas estrangeiros que informam sobre a Igreja Católica, e se desenvolverá através de conferências, oficinas, encontros com personalidades da Cúria romana, assim como visitas a alguns lugares do Vaticano.

O Padre Jhon Wauck, da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, inaugurará as jornadas de trabalho na manhã do dia 10. Em seguida, o Padre Paul O’Callaghan, também da PUSC ministrará a primeira conferência intitulada ‘Natureza e Missão: Que é a Igreja Católica?’.

Ainda no dia 10, o professor Guzmán M. Carriquiry Lecour, secretário da Pontifícia Comissão para América Latina fará uma palestra intitulada ‘O pensamento do Papa Francisco’, logo depois o Reitor da PUSC, Rev. Prof. Luis Navarro, saudará aos comunicadores presentes.

Para encerrar o primeiro dia de trabalho, o Tebaldo Vinciguerra, do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral ministrará a conferência ‘O Papa e a Terra’, seguida por uma visita guiada pelo centro histórico de Roma.

A programação do dia 11 de setembro será iniciada com uma visita guiada à Basílica de São Pedro; e um almoço de trabalho para abordar ‘O tratamento da Religião na sala de redação’. Às 15h os participantes se dirigirão até o Santo Oficio para encontrarem-se com o Rev. Tad Oxley, da Congregação para a Doutrina da Fé.

No dia 12, os participantes do curso participarão da Audiência Papal na Praça de São Pedro, e em seguida terão um encontro com Dom Lucio A. Ruiz, Secretário do Dicastério para as Comunicações, no qual se tratará sobre o futuro das Comunicações del Vaticano.

Ainda no dia 12, ocorrerá mais um encontro, no qual o Padre Gilbert Ndyamukama Gosbert, da Congregação para a Evangelização dos Povos, tratará sobre o futuro da Igreja na África. Nesta data serão oferecidas outras conferências com a presença de Dom Brian Farrell, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Dom Mauro Rivella, Secretário da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica.

Nos dias 13, 14 e 15, as palestras terão os seguintes temas: ‘A Santa Sé no cenário internacional’, o Sínodo dos Bispos sobre os jovens e a vocação; ‘O papel da mulher na Igreja’; e ‘Caridade e Misericórdia no Trabalho: A Igreja Católica e os migrantes’, entre outros. Entre os conferencistas convidados, estarão Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações dos Estados da Santa Sé; além de Dom Fabio Fabene, Subsecretário do Sínodo dos Bispos.

O Seminário será encerrado no dia 16, com uma Missa na Basílica de St. Apollinare, que às 09h45. Dali os participantes se dirigirão à Basílica de São Pedro para o Ângelus com o Santo Padre, e às 13h15 se encontrarão para um almoço de despedida que contará com a presença de Paloma García Ovejero, Vice-diretora do Departamento de Imprensa da Santa Sé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas