Gaudium news > Dioceses do Uruguai celebram a 40ª Jornada Nacional da Juventude

Dioceses do Uruguai celebram a 40ª Jornada Nacional da Juventude

Uruguai – Montevidéu (Sexta-feira, 31-08-2018, Gaudium Press) No próximo sábado, 1º de setembro, jovens de oito Dioceses do Uruguai se reunirão para iniciar a 40ª Jornada Nacional da Juventude (JNJ), que este ano ocorrerá a nível diocesano e seguirá o lema “Como Maria, dizemos sim”.

Dioceses do Uruguai celebram a 40ª Jornada Nacional da Juventude

De acordo com a Conferência Episcopal Uruguaia, o evento será “um tempo compartilhado de formação, oração, serviço e celebração”.

A Arquidiocese de Montevidéu será a primeira a sediar o encontro. Às 09h os jovens se reunirão no Colégio Seminário, onde o Arcebispo de Montevidéu, Cardeal Daniel Sturla, fará a saudação inicial. Em seguida será projetado um vídeo que apresentará o programa missionário ‘Jacinto Vera’. Além disso, serão oferecidos treze cursos de formação que abordarão diferentes temas visando ajudar os jovens a viverem a missão.

Ainda no dia 1º, pela parte da tarde, os participantes da JNJ partirão para as ruas em missão anunciando a Boa Nova, retornando em seguida ao Colégio Seminário, onde haverá um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento seguido pela Celebração Eucarística.

Entre o dia 1º e o dia 2 de setembro, será a vez da Diocese de San José de Mayo viver a JNJ. Às 14h do sábado os jovens da Paróquia Nossa Senhora das Dores e San Isidro serão acolhidos pelo Bispo Diocesano, Dom Arturo Fajardo. Logo depois participarão de diferentes atividades em centros educativos e lares de anciãos. Uma vigília de oração encerrará a jornada desse primeiro dia. No domingo haverá um momento de formação com diversos testemunhos e às 11h30 Dom Fajardo presidirá a Santa Missa.

A Diocese de Canelones iniciará a JNJ no dia 2. Nesta data os jovens se reunirão às 09h na Paróquia de Pando onde Dom Alberto Sanguinetti, Bispo de Canelones, presidirá a Santa Missa. Em seguida haverá momentos lúdicos e musicais no campus do Colégio do Horto.

Neste mesmo dia a JNJ será iniciada na Diocese de Mercedes, que ocorrerá em Ombúes de Lavalle, onde serão ofertados momentos de formação em torno do tema do ‘Sim’ de Nossa Senhora, e com visitas a famílias e lares de anciãos.

Por volta de 500 jovens pertencentes às Dioceses de Salto e Tacurembó-Rivera se reunirão entre os dias 1 e 2 de setembro em uma jornada interdiocesana que ocorrerá nas instalações da Associação Agropecuária da cidade de Salto.

Por fim, entre os dias 08 e 09 de setembro, os jovens da Diocese de Maldonado viverão a JNJ com a presença de Dom Milton Troccoli, Bispo Diocesano. Na ocasião, se refletirá sobre a figura de Maria a partir do Evangelho. O prelado presidirá a Missa de clausura da jornada que ocorrerá na Catedral de Maldonado, na ocasião se aprofundará sobre o Evangelho da Anunciação de Maria. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas