Gaudium news > Diocese de Nova Iguaçu (RJ) acolhe bispo coadjutor

Diocese de Nova Iguaçu (RJ) acolhe bispo coadjutor

Nova Iguaçu – Rio de Janeiro (Quinta-feira, 06-09-2018, Gaudium Press) A Diocese de Nova Iguaçu acolheu Dom Gilson Andrade da Silva como seu bispo coadjutor. O religioso terá a missão de auxiliar Dom Luciano Bergamin até que o mesmo complete 75 anos e o Santo Padre aceite a sua renúncia.

Diocese de Nova Iguaçu (RJ) acolhe bispo coadjutor

A cerimônia aconteceu na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no centro de Nova Iguaçu, e acolheu bispos de diversas dioceses do Estado do Rio de Janeiro e da Bahia, entre eles o Cardeal Orani Tempesta e Dom Murilo Krieger, Primaz do Brasil e vice-presidente da CNBB.

Em sua homilia, Dom Luciano dirigiu palavras de gratidão aquele que o sucederá. “Obrigado pelo seu sim. Longe de mim dizer-lhe ‘o quê’ e ‘como’ fazer, pois você já está muito bem preparado para esta missão. Eu lhe asseguro que é muito bem-vindo; nossa diocese o acolhe de braços e coração abertos”.

“Peço a Deus que tenhamos um relacionamento fraterno e amável, entre nós, com os padres, com os diáconos, os consagrados e consagradas e todos os fiéis, no diálogo ecumênico e inter-religioso; conservando-nos, sempre, em comunhão com o nosso Papa Francisco, com a nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e com nosso Regional Leste 1”, disse o atual bispo de Nova Iguaçu.

Falando pela primeira vez como bispo coadjutor, Dom Gilson declarou conhecer a característica da sua nova Igreja Particular, uma vez que já foi membro do clero da Diocese de Petrópolis, na região serrana do Estado Rio de Janeiro.

“Esta diocese tem, também, a missão de acolher e enfrentar os desafios da Igreja. Só na fidelidade a Jesus Cristo e ao Seu Evangelho, que é a missão própria da Igreja, é possível promover a cultura da reconciliação, aproximar as pessoas, desafiando e superando a cultura da indiferença”, lembrou.

No final, o bispo afirmou que sua única pretensão “é ser sinal da presença do Bom Pastor, dando minha vida, segundo o meu lema: in Verbo Tuo (Por causa de Tua Palavra)”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas