Gaudium news > Panamá celebra a festa de sua padroeira Santa Maria la Antigua

Panamá celebra a festa de sua padroeira Santa Maria la Antigua

Panamá – Cidade do Panamá (Quinta-feira, 06-09-2018, Gaudium Press) No próximo domingo, 09, os fiéis panamenhos celebrarão a festa de sua padroeira, Santa Maria La Antigua, de uma forma muito especial com a realização da ‘JMJ Kids’.

O lema do evento, que é uma espécie de Jornada Mundial da Juventude voltada para as crianças, foi tirado do Evangelho de São Lucas, que diz: ‘Não temas Maria, pois encontrastes graça diante de Deus’.

Snap 2018-09-06 at 11.46.49.png

O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, convocou os fiéis a viverem a ‘JMJ Kids’ “com muita Fé e devoção (…) com o fim de manifestar publicamente a importância de Nossa Senhora no projeto de Salvação do Mundo, na história do povo panamenho e como preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2019, que pela primeira vez será mariana”.

Dom Ulloa manifestou, através uma nota de imprensa, seu desejo de “que nossa Padroeira nos permita manter viva nossa memória histórica, celebrar os 505 anos como povo, como nação, como fiéis e nossas raízes católicas; conservar essa Fé que veio das mão de Santa Maria La Antigua a esta terra e que nos tem levado ao seu Filho Jesus Cristo, durante toda nossa História”.

Santa Maria La Antigua

A imagem de Santa Maria La Antigua representa a Virgem de pé, vestida com uma túnica e uma flor em sua mão direita, enquanto com a esquerda carrega o Menino Jesus, que brinca com um pássaro. A Virgem tem a cabeça coberta com um manto, enquanto a seus pés uma mulher reza, dois anjos se apressam pra coroá-la e outro porta uma frase do Evangelho.

Após séculos em uma capela lateral da Catedral de Sevilha, na Espanha, a imagem chegou ao continente americano em 1510 através dos espanhóis Balboa e Encino, que fundaram a cidade de Santa Maria la Antigua do Dairén, cumprindo uma promessa feita à Nossa Senhora após a vitória em uma batalha. Neste lugar edificou uma capela, sendo considerada a primeira dedicada à Mãe de Deus em solo americano.

Em 09 de setembro de 1513, o Papa Leão X criou, através da Bula ‘Pastoralis Officii Debitum’, a Diocese Santa Maria La Antiga. A invocação foi proclamada oficialmente como padroeira do país pela Conferência Episcopal Panamenha somente no dia 09 de setembro de 2000. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas