Gaudium news > Maranhão sedia Simpósio Regional de Missiologia

Maranhão sedia Simpósio Regional de Missiologia

Bacabal – Maranhão (Quinta-feira, 06-09-2018, Gaudium Press) Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, o Regional Nordeste 5 realizou o seu 1º Simpósio Regional de Missiologia, na Diocese de Bacabal. Inspirado no tema “Missionariedade da Igreja no Maranhão” e no lema “Enviou os seus discípulos para onde Ele mesmo deveria ir” (cf. lc 10,1), a proposta do evento fez parte do plano de pastoral do regional.

Maranhão sedia Simpósio Regional de Missiologia

Com a assessoria do Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, da Arquidiocese de Belém do Pará, e do Padre Mário França de Miranda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o encontro teve a presença de 450 delegados representando as 12 dioceses do Maranhão.

Em preparação a esse Simpósio, cada diocese realizou um seminário sobre a missionariedade, retomando também pontos da história da ação missionária da Igreja no Regional Nordeste 5 e destacando desafios para o fortalecimento como Igreja em estado permanente de missão.

“A metodologia e o conteúdo do simpósio favoreceram para dar fundamentação e indicações para Igreja do Maranhão ampliar em medida maior a compreensão da missão, bem como alargar práticas missionárias”, ressaltou o Padre Maurício Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Por sua vez, Dom Esmeraldo Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, declarou: “creio que as indicações feitas pelos participantes em vista da vivência missionária destacam a importância de compreendermos a missão em relação com a graça da edificação do Reino de Deus que diz respeito a cada cristão que é chamado a ser seguidor de Cristo”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas