Gaudium news > A devoção dos católicos às relíquias dos Santos

A devoção dos católicos às relíquias dos Santos

Redação (Segunda-feira, 10-09-2018, Gaudium Press) O diretor de Arte Sacra da Arquidiocese Primaz do México, Padre José de Jesus Aguilar, concedeu uma entrevista para o Grupo ACI / EWTN Notícias, no qual falou sobre o significado e a importância das relíquias para a Igreja Católica.

A devoção dos católicos às relíquias dos Santos.jpg

O sacerdote explicou que o termo ‘relíquia’ é originário do latim e significa ‘o que resta’, significando muitas vezes os restos mortais de uma pessoa. Com o passar do tempo, as relíquias passaram a ser não apenas os corpos dos Santos, mas também os objetos que eles usaram, os lugares onde estiveram, etc.

As relíquias começaram a ser classificadas por grau: primeiro grau, o corpo dos santos; segundo grau, algo que pertenceu ao santo ou os lugares onde viviam; e terceiro grau, os objetos que o santo tocou ou que foram tocados por uma relíquia de primeiro ou segundo grau.

Segundo o Padre Aguilar, para compreendermos a importância da devoção às relíquias devemos entender primeiro o pensamento humano. “Há muitos lugares onde as pessoas vão para ver a guitarra de Jim Morrison, a roupa de Michael Jackson ou o piano de Beethoven, assim como alguns túmulos de pessoas famosas ou importantes que recebem certa veneração. O mesmo ocorre no mundo da Fé. Para o homem católico, os Santos, que são os grandes heróis”, ressaltou.

Quando a Igreja Católica propõe a devoção às relíquias dos Santos, atende a um sentimento religioso dos fiéis, seguindo uma antiga tradição.

Por terem praticado as virtudes em grau heroico, os Santos são apresentados como modelos aos cristãos, e suas relíquias são cercadas de respeito e veneração. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas