Gaudium news > Papa Francisco: oração das Beneditinas enriquece a Igreja

Papa Francisco: oração das Beneditinas enriquece a Igreja

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-09-2018, Gaudium Press) Na Sala do Consistório, no Vaticano, 120 participantes do VIII Simpósio da União Internacional das Beneditinas foram recebidas pelo Pontífice Romano.

Seal_of_the_Dominican_Order.png

O Congresso que está sendo realizado em Roma teve seu início no dia 6 de setembro e vai até o próximo dia 13.
O tema escolhido para o Simpósio foi: “Todos sejam acolhidos como outro Cristo” e foi tirado da Regra de São Bento,

Vocação peculiar à hospitalidade

Em seu discurso o Papa disse que “este simpósio é uma ocasião propícia, para as Beneditinas do mundo inteiro, para viver juntas um tempo de oração e refletir sobre os diversos modos em que o carisma de São Bento, após 1500 anos, continua a ressoar e ser atuado em nossos dias”.

Referindo-se ao tema do Simpósio, o Papa disse que “esta expressão imprimiu na Ordem Beneditina uma vocação peculiar à hospitalidade”, segundo as palavras de Jesus “Era estrangeiro e me acolhestes”!

Francisco detalhou que “Hoje, no mundo, há muitas pessoas que buscam viver a ternura, a compaixão, a misericórdia e a acolhida de Cristo em sua vida. A elas, vocês oferecem o dom precioso do seu testemunho, quando se tornam instrumentos da ternura de Deus aos que necessitam”.

Ora et Labora

Há séculos que os lugares beneditinos são conhecidos como lugares de oração e de generosa hospitalidade. Por isso, Francisco encorajou as monjas a continuarem esta obra evangélica em seus mosteiros:

“O lema ‘Ora et labora’ coloca a oração ao centro da sua vida. A celebração diária da Santa Missa e da Liturgia das Horas as coloca no coração da vida eclesial. Todos os dias, a sua oração enriquece o ‘respiro’ da Igreja. A sua oração é de louvor, de ação de graças, de súplica e de intercessão”.

Francisco explicou que a oração de louvor dá voz à humanidade e à Criação; a ação de graças é dada pelos inúmeros e contínuos benefícios do Senhor; a de súplica, pelos sofrimentos e anseios dos homens e mulheres; e a oração de intercessão é feita pelos que sofrem ponderou:

“Vocês não encontram fisicamente estas pessoas, mas são suas irmãs na fé e no Corpo de Cristo. O valor da sua oração nem pode ser calculado, mas, seguramente, é um dom preciosíssimo:
‘Deus sempre ouve as orações dos corações humildes e cheios de compaixão’.”

Boas administradoras dos dons de Deus

Ao concluir seu pronunciamento, o Santo Padre agradeceu às monjas Beneditinas pelo seu cuidado especial pelo ambiente e por preservar os dons da terra. As Monjas e Beneditinas do mundo são boas administradoras dos dons de Deus, frisou o Papa:

“Como mulheres, vocês sentem e apreciam, de modo particular, a beleza e a harmonia da Criação. Seus Mosteiros, muitas vezes, situam-se em lugares de grande beleza, para onde as pessoas se dirigem para encontrar silêncio e comtemplar as maravilhas da Criação. Continuem assim, para que as obras de Deus possam ser admiradas”.

Francisco terminou seu breve discurso dizendo que “a oração, o trabalho, a hospitalidade, a generosidade das Beneditinas concorrem para manifestar a comunhão e a unidade, feitas de paz, de acolhimento recíproco e de amor fraterno”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas