Gaudium news > Sacerdote de Caeté (MG) tem processo de beatificação iniciado

Sacerdote de Caeté (MG) tem processo de beatificação iniciado

Belo Horizonte – Minas Gerais (Terça-feira, 11-09-2018, Gaudium Press) O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade acolherá no próximo dia 15 de setembro, às 14h20, a Sessão Solene da Abertura do Inquérito Diocesano sobre a Vida, as Virtudes e a Fama de Santidade do Servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro. O Postulador da Causa dos Santos, da Santa Sé Apostólica, Dr. Paolo Vilotta, estará presente na cerimônia.

Sacerdote de Caeté (MG) tem processo de beatificação iniciado

Em seguida, às 15h, o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidirá Missa na Basílica das Romarias, e às 16h30, os fiéis seguirão em procissão com destino ao Recanto Monsenhor Domingos para a benção do sarcófago e inauguração da visitação.

Oriundo de Caeté, o Monsenhor Evangelista Pinheiro nasceu em 21 de julho de 1843. Desde o início de sua caminhada religiosa, dedicou-se ao cuidado com os pobres e à evangelização.

Sua vocação surgiu do Santuário da Padroeira de Minas. Após ser ordenado padre, no dia 17 de janeiro de 1869, tornou-se guardião do templo mariano e instituiu, em 1876, a celebração do Jubileu, acolhendo grandes peregrinações.

Em 1878, junto ao Santuário, Monsenhor Evangelista criou o Asilo São Luís, com a intenção de acolher meninas órfãs e filhas de escravas. Também instituiu a Irmandade de Nossa Senhora da Piedade, em 1875, e fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade – que ainda hoje cuida das obras iniciadas por seu fundador -, em 1892.

Por causa de sua trajetória marcada pela dedicação ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais e às pessoas mais sofridas, ficou conhecido pelos fiéis mineiros como o “Evangelista da Piedade”. Reconhecimento este que inspirou o Papa Pio X, ao destacar o trabalho missionário exercido pelo religioso, conferindo-lhe o título de monsenhor – concedido pela Igreja Católica aos padres que se destacam no exercício do ministério.

Monsenhor Evangelista Pinheiro faleceu no dia 6 de março de 1924. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas