Gaudium news > Imagem histórica de Nossa Senhora da Luz é entronizada na Catedral de Curitiba

Imagem histórica de Nossa Senhora da Luz é entronizada na Catedral de Curitiba

Curitiba – Paraná (Terça-feira, 11-09-2018, Gaudium Press) Ao longo de sua história tricentenária, a Catedral Metropolitana de Curitiba tem guardado importantes tesouros da fé católica paranaense. Um deles, repassado pelo Museu Paranaense que detém a posse desde 1902, é uma imagem histórica de Nossa Senhora da Luz.

Imagem histórica de Nossa Senhora da Luz é entronizada na Catedral de Curitiba

Tendo um elo com a própria fundação de Curitiba, a imagem da Santa foi entronizada na Catedral no último sábado, 8 de setembro, durante celebração eucarística, ficando sob os cuidados do templo até 30 de setembro de 2019, período em que a Arquidiocese celebrará o jubileu pelos 350 anos da paróquia que atualmente abriga a igreja.

A imagem foi trazida à região conhecida hoje como Curitiba em meados do século XVII. Segundo historiadores, uma imagem de Maria Santíssima amanhecia todos os dias virada para a atual Praça Tiradentes e, ao perceberem esse fato, os povoadores decidiram se mudar para o local, a fim de pedir ao Cacique Tindiquera, da tribo dos Tinguis, que lhes indicasse um espaço mais adequado.

Ali foi construída, por volta de 1654, uma pequena capela dedicada à Virgem da Luz dos Pinhais, na qual se venerou a primeira imagem, anos mais tarde repassada aos cuidados da Catedral Metropolitana para este Ano Jubilar.

Segundo o diretor do Museu Paranaense, Renato Augusto Carneiro Junior, a imagem tem uma grande importância histórica e religiosa para o Estado do Paraná. “Existe uma grande parcela do povo paranaense que é católico e devoto de Nossa Senhora. Por isso, decidimos ceder a imagem por um ano para que os fiéis vivam este Ano Jubilar da melhor forma possível”, afirmou.

A devoção a Nossa Senhora da Luz, conforme Renato, é oriunda dos portugueses, uma vez que “Ela representa o esforço das pessoas que vieram para o Brasil, onde tudo era diferente de Portugal”.

“Ao trazer a Imagem de Nossa Senhora, os povoadores demonstraram a fé de que a intercessão de Maria lhes daria força, coragem e esperança para começar uma nova vida aqui”, explicou o diretor. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Curitiba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas