Gaudium news > Panamá possui um DNA Mariano, afirma Arcebispo do país

Panamá possui um DNA Mariano, afirma Arcebispo do país

Panamá – Cidade do Panamá (Terça-feira, 11-09-2018, Gaudium Press) No último domingo, 09, Dom José Domingo Ulloa, Arcebispo de Panamá, presidiu uma Santa Missa na Arena Roberto Durán por ocasião da festa da Padroeira do país, Santa Maria La Antiga.

Panamá possui um DNA Mariano, afirma Arcebispo do país.jpg

Durante sua homilia o prelado afirmou que “como um verdadeiro presente e dom de Deus, com Fé, amor e devoção, por mais um ano celebramos juntos esta festa mariana em honra a Santa Maria La Antigua. A mais significativa do ano, para toda a Igreja panamenha, que a tem como titular”.

“A primeira invocação que chegou à América, Santa Maria La Antiga, foi penetrando na cultura panamenha em sua essência mesma, dali esse amor à Mãe de Jesus, que se converteu em parte fundamental de nossa identidade religiosa e católica”, recordou o Arcebispo.

Dom Ulloa afirmou que se pode dizer sem se equivocar que “a identidade panamenha tem em seu ser o DNA Mariano, ainda que alguns queiram negá-lo. Um DNA que se revitaliza, ao ser eleito nosso país como sede da Jornada Mundial da Juventude, que tem como tema central a Maria”.

O Arcebispo ressaltou que “Maria é sempre o veículo para ir a Jesus, através dEla nos encontramos com seu Filho, e quando nos distanciamos, Ela nos busca”. Além disso, o prelado exortou também a “recuperar nossa memória histórica, nossas raízes de povo crente, com valores, com gente disposta a comprometer-se com ideais sublimes, como o respeito à dignidade humana, o buscar sempre o bem comum, o conviver em harmonia com a natureza, o ser solidário, fraterno, justo e honesto”.

Dirigindo-se aos pais de família, o prelado exortou para que prestem uma atenção especial em seus filhos. “As palavras que os pais dirigem aos seus filhos deixam marcas, não poucas vezes até a idade adulta. Cada um de nós recordamos e dificilmente esquecemos o bom ou o mal que nossos pais nos disseram. Corrijam os seus filhos! Mas sempre com amor, jamais com uma palavra ofensiva, com uma humilhação ou com uma ridicularização. Tenham paciência”.

Recordando que em breve o país acolherá a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em janeiro de 2019, Dom Ulhoa destacou que “a juventude é nossa esperança para mudar tudo aquilo que deve ser transformado para ser uma melhor sociedade e uma melhor Igreja. Não sejamos mesquinhos, apoiemos a nossa juventude para que possa participar na JMJ e compartilhe com jovens de distintas partes do mundo. Isto é uma experiência inesquecível que todo jovem merece viver”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas