Gaudium news > Governo comunista chinês proíbe a evangelização através da internet

Governo comunista chinês proíbe a evangelização através da internet

China – Pequim (Quarta-feira, 12-09-2018, Gaudium Press) O governo comunista chinês publicou novas medidas para o controle dos websites sobre atividades religiosas. Dentre elas está a proibição da difusão de cerimônias em ‘streaming’ (ao vivo pela internet), compreendidas como oração, pregação e inclusive queimar incenso. A proibição se estende ainda para críticas ao governo e sua política religiosa, a promoção da participação de menores nas cerimônias religiosas, além do uso da religião para mudar o sistema socialista.

Governo comunista chinês proíbe a evangelização através da internet.jpg

Apesar do documento intitulado como: ‘Medidas para a gestão de informações religiosas na Internet’, já estar publicado no site de informação jurídica do governo comunista chinês, ele ainda é um rascunho, mas normalmente os rascunhos acabam se tornando textos oficiais na China.

Dividido em cinco capítulos e com 35 artigos, as ‘Medidas’ tratam das regras gerais, da aprovação para os serviços de informação online, da gestão, das responsabilidades legais e algumas disposições suplementares.

Quem desejar abrir um website religioso deve solicitar uma permissão para as autoridades, que julgarão se a pessoa é moralmente sã e politicamente confiável. Essas novas ‘Medidas’ parecem criadas para deter a difusão de ensinamentos religiosos na internet e o crescente interesse espiritual da sociedade chinesa, onde o despertar religioso já é incontrolável.

As organizações e escolas que recebem a permissão podem difundir suas instruções através da internet somente em sua rede interna, onde o acesso é restrito, somente se acessa com nome e senha registrados. As regras advertem ainda que tais organizações não podem converter ninguém e muito menos distribuir textos religiosos ou outros materiais.

Apesar de a China ser um país com uma grande difusão de internet, é também um lugar onde as informações online mais sofrem com o controle do governo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas