Gaudium news > Celebrado início de processo de beatificação de sacerdote mineiro

Celebrado início de processo de beatificação de sacerdote mineiro

Belo Horizonte – Minas Gerais (Segunda-feira, 17-09-2018, Gaudium Press) No Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais -, teve início a primeira fase do processo de beatificação do Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, oriundo de Caeté e sacerdote da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Celebrado início de processo de beatificação de sacerdote mineiro

A cerimônia foi realizada no dia em que a Igreja mineira celebrou a memória de Nossa Senhora da Piedade, 15 de setembro. No templo, centenas de fiéis e religiosas da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade presenciaram momentos de fé e espiritualidade.

Em seu discurso, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que Monsenhor Domingos – fundador da Congregação, no século XIX -, a partir da devoção a Nossa Senhora, iniciou um caminho de cuidado com mais pobres, de compromisso com a educação e de proclamação da Palavra de Deus.

“É um ouro de Minas Gerais, nascido em Caeté, indicando para a Igreja do mundo inteiro que aqui percorremos o caminho da obediência da fé, na condição de discípulos e discípulas de Jesus”, disse o prelado.

Por sua vez, o postulador da Causa dos Santos enviado pelo Vaticano, Paolo Villota, lembrou que o processo de beatificação, em sua primeira fase, será voltado para a investigação da história e da fama de santidade do Monsenhor Domingos.

“Serão ouvidas pessoas mais idosas, de gerações mais próximas à do monsenhor Domingos. Posteriormente, todos os documentos serão enviados para o Vaticano, que dará início à fase romana”, explicou Paolo.

O postulador do Vaticano também ressaltou a coragem do religioso de Caeté, “que enfrentou o seu contexto histórico e ofereceu ajuda aos negros, aos escravos. É também o primeiro brasileiro a fundar uma Congregação Religiosa, um feito a ser destacado”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas