Gaudium news > Papa: o padre é homem de Deus 24 horas por dia

Papa: o padre é homem de Deus 24 horas por dia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-09-2018, Gaudium Press) “O padre é o homem do dom, do dom de si, todos os dias, sem férias e sem pausa. Porque a nossa, queridos sacerdotes, não é uma profissão, mas uma doação; não é um trabalho, mas uma missão. “

Papa Francisco Palermo9.jpg

Estas palavras do Papa foram pronunciadas diante de sacerdotes, seminaristas e religiosos durante o encontro realizado com eles na Catedral de Palermo por ocasião da visita de Francisco feita no último do último fim de semana.

O encontro na Catedral foi precedido por uma oração diante do túmulo do sacerdote siciliano Beato Pino Puglisi, nos 25 anos de seu assassinato.

Para o Papa, além de ser o homem do dom, o sacerdote é também o homem do perdão. O padre não carrega rancores, ele é o portador da paz de Jesus lá onde há divisão e animosidade.

“O sacerdote é homem de Deus 24 horas por dia, não homem do sagrado quando veste os paramentos. A liturgia seja para vocês vida, não somente rito”, disse Francisco.

Para ele, a “academia” onde treinar o perdão é primeiro o seminário e, depois, o presbitério. Para os consagrados, a “academia” é a comunidade.

Ali deve ser alimentado o desejo de unir e não de dividir.

Praticar aquele “pecadinho que todos cometem”, é negar a “nossa identidade de sacerdotes e de consagrados”.
O Pontífice insistiu sobre a importância de se confessar e, sobretudo, de perdoar. “Isso é muito importante para mim nesta Igreja tão ferida, que parece um hospital de campanha.”

Irmãs de Vida Consagradas

O Pontífice parte de seu discurso às consagradas, segundo ele, ícones da Igreja e de Nossa Senhora:
“Vocês são a porta de entrada, porque são mães. Por favor, não desvalorizem seu carisma de mulheres e depois o carisma de consagradas”.

E recomendou que os bispos chamem as religiosas para participar ativamente de seus planos pastorais. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas