Gaudium news > Papa Francisco nomeia novos bispos para o Brasil

Papa Francisco nomeia novos bispos para o Brasil

Redação (Quarta-feira, 19-09-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco anunciou novas mudanças no episcopado brasileiro. Na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do Pontífice em nomear o Padre Francisco Lima Soares como bispo da então vacante Diocese de Carolina, no Estado do Maranhão.

Em seguida, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Mosé João Pontelo, por motivo de idade, o Papa nomeou também nesta manhã Dom Flavio Giovenale como bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre.

Dom Francisco Lima Soares

Oriundo da cidade tocantinense de Araguatins, cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Após ser ordenado presbítero em Imperatriz, no Maranhão, no dia 15 de julho de 1990, fez especialização em Filosofia e Modernidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas), em 1998. No ano seguinte foi estudar na França, e por lá, graduou-se em Ciências Sociais e Econômicas pela Universidade Católica de Paris. Fez ainda na mesma instituição de ensino, entre 2001 e 2003, mestrado em Sociologia.

Papa Francisco nomeia novos bispos para o Brasil.png

Em sua trajetória religiosa, Dom Francisco participou de atividades em diversas pastorais e movimentos da Diocese de Imperatriz e no regional Nordeste V da CNBB. Atualmente exercia os cargos de administrador diocesano e pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima. Neste ano, foi nomeado como membro do Conselho Econômico e Vigário Geral do bispado maranhense.

Dom Flavio Giovenale

Nascido em Murello, província de Cúneo, na Itália, desembarcou em solo brasileiro no dia 13 de setembro de 1974, em Belém. Logo, estudou Filosofia em Lorena, interior paulista, de 1975 a 1976. Também cursou Teologia, no Instituto Teológico Pio XI, de 1978 a 1981. Entre 1984 e 1985 esteve em Roma, na Universidade Salesiana, onde recebeu o mestrado em espiritualidade. Em 1997, o Papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese paraense de Abaetetuba.

Papa Francisco nomeia novos bispos para o Brasil (2).png

Também exerceu as funções de Reitor do Seminário Menor em Manaus, de 1986 a 1989; Reitor do Seminário Maior em Manaus, de 1990 a 1991; Ecônomo da Província, de 1992 a 1997; e Procurador Missionário para o Brasil, de 1994 a 1997. Em setembro de 2012 foi nomeado bispo da Diocese de Santarém, no Pará. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas