Gaudium news > “A força do diabo é a hipocrisia”, afirma Francisco em homilia

“A força do diabo é a hipocrisia”, afirma Francisco em homilia

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-09-2018, Gaudium Press) Nesta quinta-feira (20/09), em Missa matutina celebrada na Capela da Casa Santa Marta, ao refletir sobre a Primeira Leitura extraída da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios e sobre o Evangelho de Lucas, que traz as palavras de Jesus: “Os seus pecados estão perdoados porque mostrou muito amor”, o Papa Francisco afirmou que “a força do diabo é a hipocrisia, porque ele é mentiroso: se mostra como príncipe poderoso, belíssimo, e por trás é um assassino”.

?A força do diabo é a hipocrisia?, afirma Francisco em homilia.jpg

Foi também na mesma homilia que Francisco fez uma oração onde pedia a Jesus para proteger sempre “com a sua misericórdia e o seu perdão” a nossa Igreja, “que como mãe é santa, mas cheia de filhos pecadores como nós”.

Jesus olha o pequeno gesto de amor

O Papa distingue nas leituras do dia “três grupos de pessoas”: Jesus e seus discípulos; Paulo e a mulher.
Francisco sublinha que a mulher se mostra “com amor, com muito amor a Jesus”, não escondendo “ser pecadora”.

O mesmo acontece com Paulo, que afirma: “Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados.”

Para o Papa, os dois procuravam Deus “com amor, mas um amor pela metade”.
Paulo “pensava que o amor fosse uma lei e tinha o coração fechado para a revelação de Jesus Cristo: perseguia dos cristãos, mas pelo zelo da lei, por isso era um amor imaturo”.

Quanto à mulher, Francisco disse que ela buscava o amor, o “pequeno amor”. Os fariseus comentavam, mas Jesus explicou:
“Os pecados que ela cometeu foram perdoados porque ela mostrou muito amor”. “Mas, amar como? Jesus olha o pequeno gesto de amor, o pequeno gesto de boa vontade, pega esse gesto e o leva adiante.
Esta é a misericórdia de Jesus: sempre perdoa e sempre recebe.

Hipócritas

O diabo não tem relação com os pecadores arrependidos, porque olham para Deus e dizem: “Senhor, sou pecador, ajuda-me”.

O diabo, afirma ainda o Pontífice, é impotente, mas é forte com os hipócritas. E a força do diabo é a hipocrisia, porque ele é mentiroso: se mostra como príncipe poderoso, belíssimo, e por trás é um assassino.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas