Gaudium news > Aumenta na Inglaterra assistência de católicos a missas dominicais vespertinas

Aumenta na Inglaterra assistência de católicos a missas dominicais vespertinas

Londres – Inglaterra (Sexta-feira, 21-09-2018, Gaudium Press) A assistência à Eucaristia Dominical em qualquer hora do dia ou da noite é uma realidade diária para muitos países, especialmente no ambiente latino-americano. No entanto, no caso da Inglaterra, o fato de que há um crescimento na frequência dos fiéis católicos à missa de domingo à tarde e à noite representa uma nova tendência, bem como uma oportunidade para facilitar o acesso dos fiéis ao Sacramento.

Aumenta na Inglaterra assistência de católicos a missas dominicais vespertinas
Paróquia de São Miguel Arcanjo, em South Glens Falls,
na diocese inglesa de Albany/ Foto: Padre Guy Childs

“Essa realidade supre uma necessidade”, disse o Padre Guy Childs, que serve à Paróquia de São Miguel Arcanjo, em South Glens Falls, na diocese inglesa de Albany, ao site Catholic Herald. O sacerdote começou a oferecer uma Eucaristia dominical às 17h30 (horário local), duas vezes por mês, há cinco anos e, a partir de 2015, semanalmente. A assistência registrada em 2017 é pouco mais que o dobro do que foi em 2016.

Outras paróquias que começaram a oferecer a Eucaristia vespertina relataram uma situação semelhante, enquanto que as famílias dos fiéis que assistem essas missas referem-se à conveniência para acomodar seus horários, que nem sempre estão disponíveis pela manhã. Para alguns deles, a assistência noturna lhes permite uma celebração mais silenciosa e íntima do que a programação diurna.

As celebrações noturnas na Inglaterra têm seus próprios desafios, uma vez que no inverno o tempo pode ser um fator que impeça os fiéis de participarem. Da mesma forma, ter padres suficientes para celebrar missas adicionais também representa uma dificuldade, porque as leis canônicas limitam a duas Eucaristias o número de celebrações que um presbítero pode realizar no mesmo dia.

Essas limitações explicam o fato de que aqueles que assistem às Eucaristias vespertinas podem vir de outras paróquias que não as oferecem. “As pessoas que frequentam são bastante consistentes, mas há diferentes e novas faces das paróquias vizinhas”, lembrou o Padre James Belogi, que oferece uma Eucaristia nos domingos, às 19h, na Paróquia de Santa Madeleine Sophie. “A nível regional, acho que é bom ter oportunidades para missas à noite”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do site Catholic Herald

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas