Gaudium news > Arquidiocese de Natal festeja a memória dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Arquidiocese de Natal festeja a memória dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Natal – Rio Grande do Norte (Segunda-feira, 24-09-2018, Gaudium Press) A festa dos padroeiros do Estado, os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, vem sendo celebrada no Santuário de nome homônimo, localizado no bairro Nazaré, desde 23 de setembro passado.

Arquidiocese de Natal festeja a memória dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Até o dia 3 de outubro, os fiéis e devotos participam de uma extensa programação, que tem início à partir das 5h30, com a caminhada penitencial. Em seguida, às 9h, acontece a recitação do terço de São Mateus Moreira. Mais tarde, às 15h, recitação do terço da misericórdia. Às 18h, recitação do terço mariano, e, às 19h, o novenário em honra aos padroeiros – canonizados pelo Papa Francisco em 15 de outubro de 2017, no Vaticano.

Em 2 de outubro, após o novenário, será realizada uma procissão luminosa pelas ruas do bairro Nazaré. Os festejos serão encerrados no dia 3, com a solenidade dos Protomártires do Brasil. O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, preside cerimônia solene, às 9h.

Beatificados em 2000, por São João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu possuem sua história remontada com base no período em que holandeses calvinistas tinham ocupado os territórios da região nordeste do país, entre 1630 e 1654. Naquele tempo, os guerrilheiros queriam obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo, proibindo até a celebração da Santa Missa.

Neste período, em 1645, os católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta, sendo que o caso voltou a ter um novo episódio em Uruaçu três meses depois. De acordo com relatos, na ocasião, o camponês Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas. E estando prestes a morrer, emitiu em voz alta as suas últimas palavras: “louvado seja o Santíssimo Sacramento!”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas