Gaudium news > Vocação, juventude e laicato são temas de simpósio em Florianópolis

Vocação, juventude e laicato são temas de simpósio em Florianópolis

Florianópolis – Santa Catarina (Segunda-feira, 24-09-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, através da Faculdade Católica de Santa Catarina, a Pastoral Vocacional e a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Sul IV da CNBB, promove entre 8 e 10 de outubro um simpósio teológico sobre vocação, juventude e laicato, que acontece na sede da universidade.

Vocação, juventude e laicato são temas de simpósio em Florianópolis

Os temas do simpósio, escolhidos pela atualidade e relevância, serão discutidos por meio de seminários, mesas de debate, oficinas e painéis, que tratarão assuntos como o Ano Nacional do Laicato vivenciado no Brasil; a campanha “Cada Comunidade uma Nova Vocação”, que envolve estados da região Sul do país; e o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

De acordo com o coordenador do curso de Teologia da Faculdade Católica de Santa Catarina, Padre Rafael Aléx, os temas necessitam de discussão. “Nós, professores e alunos de Teologia, precisamos respirar o ar eclesial que nos rodeia, deixarmo-nos questionar por esses importantes movimentos que impulsionam a pastoral e a reflexão eclesial em vários níveis: regional, nacional e mundial”, disse.

O Simpósio contará com a presença de agentes de pastoral que contribuirão para as discussões acerca dos temas em pauta. Sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos que atuam como lideranças na Igreja são convidados a participar.

“Como Igreja de Cristo, somos chamados a evangelizar o mundo, sair de nós. Mas igualmente a nos evangelizar sempre mais a cada dia. Essa grande missão não pode depender simplesmente do clero. Os leigos são o grande fermento para produzir pão em abundância, alimento de justiça e paz; chamados a perceberem o quão grande é sua missão, sua vocação. E claro, olhamos para o futuro, e pensamos em nossos jovens, mas neles devemos pensar no hoje da Igreja, para que a sua presença no amanhã, como leigos, padres ou religiosos, não seja líquida, mas consistente, penetrante”, acrescentou o Padre Rafael Aléx. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas