Gaudium news > O peso das coisas “sem peso”

O peso das coisas “sem peso”

Redação (Segunda-feira, 24-09-2018, Gaudium Press) Em nossa sociedade com tantos traços materialistas, em que o número, o tamanho, o preço imperam, é-se levado a valorizar quase exclusivamente o palpável, o concreto.

O peso das coisas ?sem peso?.jpg

Entretanto sabemos que um conselho, um bom trato, um sorriso podem ser decisivos quando queremos fazer o bem, fazer voltar-se para coisas mais elevadas, ter ânimo para sair de situações difíceis.

Uma experiência científica veio comprovar isso: o peso das coisas aparentemente “sem peso”.

Uma equipe de cientistas americanos (1) procurou avaliar os fatores que contribuem para o crescimento dos vegetais. Para tal plantaram mudas pequenas em enormes vasos de boa terra.

O peso das coisas ?sem peso?l.jpg

Depois de alguns anos retiraram os já crescidos arbustos ou pequenas árvores. Limparam cuidadosamente as raízes, de modo a qualquer resquício de terra ficasse nos vasos.

Nada mais nada menos do que de reações orgânicas em que os componentes eram: água, ar e luz. Para deixar bem claro: o estopim de tudo era… a luz solar. Esta determinava a combinação de novos elementos a partir da água, reagindo com o ar e formava elementos “de peso”… inclusive físico.

Mudas semelhantes, dispondo do mesmo solo, da mesma água e ar, mas sem luz solar, definhavam e morriam.

* * *

Por que tudo isso?

Porque em muitos há, hoje em dia, só o palpável: o dinheiro, o conforto (quando há…), os bens materiais, os prazeres meramente animais… Faz falta o “Sol” do amor de Deus, da confiança n’Ele que é Criador, Redentor e Pai.

Assim também na nossa vida. Somos seres mistos de matéria e espirito, corpo e alma. Em nosso ser, tem preponderantemente “peso” a nossa alma. Se a tiramos do “Sol” da verdade, do Bem e do Belo de Deus, ela definha e “morre”.

Veja você o que fez uma coisa quase impalpável: o ar.

Constate isso no presente super-tufão nas Filipinas: boa parte de um país quase totalmente destruído pelo… ar…

Assim, quando nossas vidas parecem enfraquecidas, anêmicas, estéreis, não será por falta do “Sol”, ou seja de Deus? Pense nisso.

O peso das coisas ?sem peso?2.jpg

……………………………………………………………………….

(1) John Pfeiffer e René Dubos, “O raio de luz, fonte de energia vital”, in “A célula”, Ed Time-Life, 1964, tradução brasileira: Ed Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1968, p. 32 e ss.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas