Gaudium news > Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis torna-se Patrimônio Cultural do Brasil

Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis torna-se Patrimônio Cultural do Brasil

Florianópolis – Santa Catarina (Terça-feira, 25-09-2018, Gaudium Press) O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou recentemente o registro no livro de celebrações a Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis como Patrimônio Cultural do Brasil. O pedido aguardava para ser analisado há 12 anos.

Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis torna-se Patrimônio Cultural do Brasil

“Este é o reconhecimento de muita relevância da maior manifestação cultural e religiosa no estado catarinense, um grande passo da nossa cultura salvaguarda do nosso patrimônio imaterial”, revela a superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira.

O título de registro como patrimônio cultural do Brasil no livro de celebrações será entregue na Procissão do Senhor dos Passos de 2019.

A festividade é uma tradição católica que há 252 anos, sempre 15 dias antes da Páscoa, acontece pelas ruas do Centro de Florianópolis, com milhares de fiéis fazendo votos de devoção e gratidão.

A celebração tem início com a lavação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita na quinta-feira que antecede a procissão. Na manhã de sábado, ocorre a Procissão do Carregador, na qual os membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e demais pessoas transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Por fim, no domingo, acontece a procissão que conclui os festejos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas