Gaudium news > No Santuário de Aglona, Letônia, Papa faz homilia baseada no lema de sua visita

No Santuário de Aglona, Letônia, Papa faz homilia baseada no lema de sua visita

Riga – Letônia (Terça-feira, 25-09-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco deu prosseguimento a sua viagem apostólica pelos países bálticos visitando na segunda-feira, 24 de setembro, a Letônia.

No Santuário de Aglona, Letônia, Papa faz homilia baseada no lema de sua visita 1.png

Deixando pela manhã a capital Riga, Francisco deslocou-se até Aglona, localizada a 190 km da capital.

Nesta cidade circundada por colinas e lagos encontra-se a Basílica da Assunção, que foi fundada em 1700 pelos padres dominicanos e que continua a sendo a mais importante igreja católica do país.

No Santuário internacional Mãe de Deus de Aglona, o Papa presidiu uma missa com a celebração eucarística em latim e a parte litúrgica sendo proclamada em letão.

Homilia do Papa

Durante sua homilia, o Papa se inspirou no lema da visita, ‘Mostrai-Vos Mãe!’, para chamar a atenção para os dois momentos narrados no Evangelho de João quando a vida de Jesus cruza com a de sua Mãe: as bodas de Caná e Maria aos pés da Cruz.

Numa está a alegria de um matrimônio e na outra passagem o sofrimento da mãe pela morte do filho.

São João ressalta que Maria está firmemente ‘de pé’, a Mãe está ali, cravada nesta cruz da incompreensão e do sofrimento.

Para o Papa, “Desta forma, também nós somos chamados a ‘tocar’ o sofrimento dos outros. “

Foi, então, que ele fez o convite para que “Saiamos ao encontro do nosso povo para o consolar e fazer-lhe companhia” (…) como Maria, permaneçamos firmes e de pé: com o coração voltado para Deus e corajosos, levantando os que caíram, erguendo o humilhado, ajudando a pôr fim a toda e qualquer situação de opressão que os faz viver como crucificados”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas