Gaudium news > Papa apresenta novo Substituto da Secretaria de Estado

Papa apresenta novo Substituto da Secretaria de Estado

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 16-10-2018, Gaudium Press) Dom Edgar Peña Parra indicado como Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano tomou posse em seu novo cargo.

Papa apresenta novo Substituto da Secretaria de Estado.jpeg

Dom Parra havia sido nomeado pelo Papa Francisco no último dia 15 de agosto e sucede nestas funções ao cardeal italiano Dom Angelo Becciu, que acaba de ser nomeado como novo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

Encontro e apresentação

Na parte da manhã desta última segunda-feira, o Papa Francisco acompanhado pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, dirigiu-se até a Secretaria de Estado do Vaticano onde, na Biblioteca, apresentou o bispo a todos os funcionários das três seções do Dicastério Vaticano, representados pelos respectivos superiores.

Tanto Francisco, quanto Dom Edgar Peña Parra saudaram os oficiais reunidos para a ocasião.

Dom Edgar Peña Parra

Nascido em 6 de março de 1960, em Maracaibo, na Venezuela, Dom Edgar Peña Parra foi ordenado presbítero em 1985.

Ele formou-se em Direito Canônico e ingressou em seguida no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1993.

Trabalhou nas Representações Pontifícias no Quênia, na Iugoslávia, junto às Nações Unidas em Genebra; e nas Nunciaturas Apostólicas na África do Sul, Honduras e México.

Após ter sido nomeado arcebispo, em 2011, o novo Secretário Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, desempenhou as funções de Núncio Apostólico no Paquistão de 2001 a 2014 e em Moçambique de 2015 a 2018.

Dom Parra, fala fluentemente, além do espanhol, sua língua materna, o italiano, o inglês, o francês, o servo-croata e o português.

Substituto: o que é? O que faz?

Nas funções de Substituto Dom Parra terá sobre seus ombros a responsabilidade pela primeira Seção da Secretaria de Estado que, segundo a Constituição Apostólica Pastor Bonus deve ocupar-se “de assuntos concernentes ao serviço quotidiano do Sumo Pontífice; favorecer as relações com os vários Dicastérios, sem prejuízo da sua autonomia, e coordenar os trabalhos”.

Além disso, compete aos Assuntos Gerais da Secretaria de Estado também “redigir e enviar as Constituições Apostólicas, as Cartas Decretais, as Cartas Apostólicas, as Epístolas e os outros documentos que o Papa lhe confia”;

executar todos os atos relativos às nomeações que, na Cúria Romana e nos outros Organismos dependentes da Santa Sé, devem ser feitas ou aprovadas pelo Papa;

cuidar da publicação dos atos e dos documentos públicos da Santa Sé no boletim intitulado Acta Apostolicae Sedis;
publicar e divulgar as comunicações oficiais relativas quer aos atos do Papa, quer à atividade da Santa Sé.

Ainda está ao encargo do Secretário dos Assuntos Gerais muitas outras competências, entre as quais a de organizar as Viagens Apostólicas do Papa. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas