Gaudium news > Congresso sobre Cozinha Conventual será realizado na Espanha

Congresso sobre Cozinha Conventual será realizado na Espanha

Espanha – Córdoba (Quinta-feira, 08-11-2018, Gaudium Press) A cidade espanhola de Córdoba acolherá entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro o II Congresso Nacional sobre Cozinha Conventual, organizado pelo Foro Osio do Capítulo da Catedral de Córdoba, com o apoio de ‘Terra Criativa’.

Congresso sobre Cozinha Conventual será realizado na Espanha 1.jpg

O objetivo do evento é mostrar como, até em algo habitual como a cozinha, Deus está presente. Segundo o Padre Antonio Prieto, Cônego do Capítulo da Catedral de Córdoba e responsável do Foro Osio, o congresso pretende ir além da simples alimentação: “a gastronomia é uma fonte de valores humanos e cristãos e se pretende conhecer que cultura há por trás da cultura conventual”.

Na noite de 30 de novembro será iniciado o evento com um jantar beneficente a favor dos conventos que pertencem à Diocese de Córdoba. No dia seguinte, se inaugurará a parte acadêmica do Congresso com a palestra inicial ministrada por Dom Demetrio Fernández González, Bispo de Córdoba, que falará sobre ‘Caridade e misericórdia na cozinha conventual’.

A segunda palestra do dia será ministrada por Dom Gregorio Varela Moreiras, Catedrático de Nutrição e Bromatologia da Universidade CEU San Pablo e Presidente da Fundação Espanhola de Nutrição, e seguirá o seguinte tema: ‘Origem e saúde na cozinha conventual diante da alimentação do século XX’.

Congresso sobre Cozinha Conventual será realizado na Espanha 2.JPG

Já a terceira palestra estará sob responsabilidade do Decano da Faculdade de Filosofia e Letras de Córdoba, Ricardo Córdoba de la Llave, que aprofundará sobre a ‘Origem dos alimentos utilizados nos conventos e mosteiros através da história’.

Em seguida serão apresentadas iniciativas que fomentem na sociedade o consumo e reconhecimento de produtos que tenham nascido na cozinha conventual, e se falará sobre sua evolução, futuro e perspectiva.

Dentre os temas que serão abordados estão: ‘O sabor da Fé: quando o amor de Deus nasce nos fogões’; ‘Vida consagrada: Oração, amor e pureza’; e ‘Colaborações e associações leigas: novas experiências conventuais e monacais. Os alimentos da alma’.

Congresso sobre Cozinha Conventual será realizado na Espanha 3.JPG

No dia 02 de dezembro se retomará a Jornada Gastronômica de Cozinha Conventual que será guiada pelo Chef Joaquín Felipe Peira, da Direção gastronômica do Grupo El Pradal, e ocorrerá no Colégio Diocesano ‘A Imaculada’.

Além do evento acadêmico e da jornada gastronômica, a Diocese de Córdoba acolherá por estes dias uma exposição fotográfica sobre cozinha conventual, e a venda de produtos elaborados por diferentes conventos de Córdoba e outras Dioceses espanholas.

Foro Osio é uma iniciativa do Capítulo da Catedral de Córdoba que tem por objetivo a promoção da cultura da Diocese, inspirando-se na figura do Bispo Osio de Córdoba, que foi conselheiro do imperador Constantino I o Grande. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas