Gaudium news > A grande Fé da hemorroíssa

A grande Fé da hemorroíssa

Redação (Segunda-feira, 12-11-2018, Gaudium Press) Após ter expulsado uma legião de demônios que possuíam um homem em Gerasa, o Divino Mestre voltou de barco para Cafarnaum e, tão logo pôs seus divinos pés em terra firme, uma grande multidão se reuniu em torno d’Ele.

A grande Fé da hemorroíssa3.jpg

Uma mulher que há doze anos sofria de uma doença
Aproximou-se de Nosso Senhor “um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés e pediu com insistência: ‘Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!’ Jesus então o acompanhou.

Uma numerosa multidão O seguia e O comprimia.

“Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se d’Ele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: ‘Se eu ao menos tocar na roupa d’Ele, ficarei curada.’ A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença.

“Jesus logo percebeu que uma força tinha saído d’Ele. E, voltando-Se no meio da multidão, perguntou: ‘Quem tocou na minha roupa?’ […] Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-Lhe toda a verdade. Ele lhe disse: ‘Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença'” (Mc 5, 22-30. 32-34).

A oração deve ser perseverante

Depois de curar a pobre mulher, Jesus foi à casa de Jairo e fez o milagre da ressurreição da filha dele. Mas voltemos nossa atenção para o que se passou entre o Redentor e a hemorroíssa, a qual possuía uma Fé robusta.

“Ela poderia julgar que uma súplica à distância já seria suficiente; sem embargo, a Fé infundida por Deus em sua alma indicava que a graça estava condicionada ao gesto de “tocar na roupa d’Ele. […]

“Assim, ainda que comprimida pela multidão, foi aos poucos chegando mais perto até notar, quiçá após várias tentativas, uma brecha pela qual estendeu o braço e conseguiu tocar na orla do manto de Jesus. E logo ficou curada.

“Esta passagem nos ensina como, por vezes, para obtermos uma graça especial, devemos perseverar ante as dificuldades, suportando empurrões, desprezos e até rejeições. […]

“Embora pudesse deixar partir a mulher, quis Ele ainda perguntar quem O tocara, para avivar a atenção dos Apóstolos e convidar a mulher a dar testemunho. […]

“O Homem-Deus assim demonstrava que a cura fora operada por Ele, evitando que o demônio inculcasse na miraculada a ideia de que ocorrera uma mera coincidência ou fruto de uma força psicológica, como sustentam os racionalistas ao analisar tais fatos.”

A virtude contra a qual o demônio mais investe é a Fé

Após ter a pobre senhora se lançado aos pés de Jesus e Lhe ter contado o que sucedera, o Salvador com grande bondade chama-a de filha, o que significa que ela passou a gozar de sua natureza divina. Sim, naquele instante ela teve tal enlevo e admiração pelo Filho de Deus, até a adoração, que lhe foi infundida a graça santificante, porque, como ensina São Tomás de Aquino, quando a criatura racional se ordena ao seu devido fim já está justificada. A vida sobrenatural penetra em quem se entusiasma e se encanta por algo superior, a ponto de amá-lo mais que a si próprio. […] Que glória ter recebido este título dos lábios de Nosso Senhor Jesus Cristo!

“Tal é a Fé que devemos ter, sobretudo nos momentos mais difíceis de nossa vida. Dada a importância desta virtude, é contra ela que o demônio mais investe, procurando diminuí-la, enfraquecê-la e amesquinhá-la, para nos impedir de obter aquilo que precisamos.”

Restauração da inocência

Consignemos um aspecto simbólico da hemorroíssa, que “piorava cada vez mais”. Ela “é imagem daquele que, privado do fluxo vital da graça e da energia sobrenatural, depois de cometer uma falta grave, vai atrás de falsos remédios e busca a felicidade onde ela não está, unindo-se a más amizades e optando por certos convívios que o desviam do bom caminho. E quanto mais esforços empreende para satisfazer seus anseios, tanto mais se exaure e se afasta daquilo que enganosamente procura; o brilho da inteligência e a força de vontade diminuem; o dinamismo da alma se esvai. Perdidas as virtudes e os dons, pelo pecado, resta-lhe apenas um resquício de esperança e um ‘tendão’ de Fé. À medida que reincide em novas transgressões, também estes vão aos poucos se apagando.

“Para evitar que isto aconteça é indispensável que, se cairmos, nos arrependamos e digamos suplicantes: ‘Senhor, eu mereço todos os castigos e, quiçá, o Inferno. Mas peço perdão de meus crimes com ardorosa Fé no vosso poder.’ Tenhamos confiança de que Jesus sempre está disposto a nos curar, não só dos males físicos, mas, sobretudo, dos morais, restaurando-nos na alma a inocência, como restituiu a saúde à hemorroíssa. A tal ponto se preocupa em revigorar a alma, de preferência ao corpo, que Ele não legou à Igreja algo ao estilo de um caixa automático para sarar doenças, em que os enfermos se ajoelhem e saiam restabelecidos.

“Instituiu, isto sim, o Sacramento da Penitência, com o qual não contaram os eminentes varões do Antigo Testamento. Naquele então, ninguém podia recorrer a um sacerdote para se acusar de suas faltas e ser absolvido, com a certeza de ficar limpo de toda culpa. Que grande dom o Divino Redentor pôs ao nosso alcance!”

Roguemos a Nossa Senhora a graça de frequentemente recebermos o Sacramento da Reconciliação, para fortalecer nossas almas nas lutas contra o demônio e seus asseclas, que pretendem perder os bons e destruir a Santa Igreja.

Por Paulo Francisco Martos
(in “Noções de História Sagrada – 171)

……………………………………………………………………………….

1 – Suma Teológica, I-II, q. 89, a.6.
2 – CLÁ DIAS, João Scognamiglio. EP. O inédito sobre os Evangelhos. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana; São Paulo: Instituto Lumen Sapientiae, 2014, v. IV, p. 196.200.207 passim.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas