Gaudium news > Arquidiocese argentina se manifesta sobre lei que ordena retirada de símbolos religiosos

Arquidiocese argentina se manifesta sobre lei que ordena retirada de símbolos religiosos

Argentina – Buenos Aires (Quarta-feira, 14-11-2018, Gaudium Press) No início deste mês de novembro, treze membros da câmara municipal de Rosário aprovaram uma lei municipal que ordena a retirada de símbolos e imagens religiosas de escolas e hospitais públicos. O projeto tem por objetivo “garantir o cumprimento efetivo dos princípios de liberdade religiosa e consciência” e de “certificar o caráter laico da educação pública”.

Arquidiocese argentina se manifesta sobre lei que ordena a retirada de símbolos religiosos.jpg

Diante disso, a Arquidiocese de Rosário se manifestou através de um comunicado no qual explicava que “inegavelmente em todo o nosso país, sua geografia, sua história, sua cultura, em uma palavra, a nossa identidade, está atravessada pela presença de Cristo e pela devoção à Sua Mãe Santíssima”.

Segundo o documento, a lei ultrapassa a relação entre Igreja e Estado, pois “os símbolos e as imagens que expressam a nossa identidade cultural de modo algum podem atentar à liberdade religiosa e de consciência dos cidadãos ou contra o caráter laico da educação pública”.

A Arquidiocese recordou também que os funcionários juram “respeitar e fazer com que respeitem a Constituição da Província de Santa Fé que, estabelece no artigo 3: ‘A religião da Província é a Católica, Apostólica e Romana, a qual prestará a sua proteção mais decidida, sem preconceitos da liberdade religiosa dos seus habitantes”.

Os vereadores também foram questionados por gastarem suas energias neste tema “em vez de buscar promover normas sábias e prudentes que contribuam para a erradicação do tráfico de drogas, da dependência química, da violência que afeta a cidade ou do tema alimentar, entre outros temas de solução urgente para toda a comunidade”.

Concluindo sua mensagem, a Arquidiocese rogou à Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade, para que os “rosarinos não esqueçam dos valores de entrega e amor que contemplamos em Cristo Crucificado e na Sua Santíssima Mãe e que marcaram o mais genuíno da nossa cultura”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas