Gaudium news > Diocese de Turim convida a viver o Natal com a sabedoria dos avós

Diocese de Turim convida a viver o Natal com a sabedoria dos avós

Itália – Turim (Quinta-feira, 06-12-2018, Gaudium Press) Os avós são parte muito importante da família e da sociedade, por esta razão o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, em sua tradicional carta para Natal, difundida com o início do Advento, faz um chamado para que se celebre este tempo especial do ano com os idosos.

Diocese de Turim convida a viver o Natal com a sabedoria dos avós 1.png

‘Luz para iluminar as pessoas’, é o título do documento pastoral que todos os anos é publicado pelo Arcebispo italiano com uma reflexão especial. Neste ano de 2018 o tema é de vital importância: a crescente, essencial contribuição dos idosos à vida das famílias e da sociedade.

O documento do prelado italiano centra sua atenção não apenas na terceira idade como aquele momento da vida onde as pessoas se tornam frágeis, estão sozinhas, ou tem carências em serviços de assistência social; mas também na sabedoria que os avós oferecem, a qual se transmite através do amor, do serviço e na devoção e oração madura.

Para abordar ambos aspectos, o Arcebispo parte da passagem do Evangelho que fala da apresentação do Menino Jesus no Templo, quando o pequeno é recebido pelo ancião Simeão e Ana.

Diocese de Turim convida a viver o Natal com a sabedoria dos avós 2.png

“Ainda hoje nos beneficiamos do dom multifacetado dos idosos: avós que apoiam seus filhos cuidando dos seus netos, vizinhos que se ajudam mutuamente para compensar a falta de assistência pública, os idosos que ajudam os descendentes a se aposentar, voluntários que apoiam a comunidade da Igreja paroquial e associações”, destaca a Diocese de Turim.

Dom Cesare Nosiglia faz assim eco das reiteradas ocasiões nas quais o Papa Francisco se referiu ao importante lugar que tem os avós para a Igreja, família e sociedade, convidando sobretudo aos jovens a conversar mais com os anciãos.

“As palavras dos avós tem algo especial para os jovens. E eles sabem disso. As palavras que minha avó me entregou por escrito no dia de minha ordenação sacerdotal ainda as levo comigo, sempre no breviário, e as leio com frequência e me faz bem”, disse o Papa no dia 11 de março de 2015.

O Pontífice, também chamou a orar pelos idosos, assim o indicou no dia 11 de novembro de 2013: “Rezemos por nossos avôs, nossas avós, que tantas vezes têm tido um papel histórico na transmissão da Fé em tempos de perseguição”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas