Gaudium news > Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal

Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-12-2018, Gaudium Press) Na noite da última sexta-feira, 07 de dezembro, foram inaugurados no Vaticano o presépio de areia e a árvore de Natal. A tradição de montar o presépio aos pés do obelisco do Vaticano surgiu em 1982, por iniciativa do Papa São João Paulo II. À sua direita, ergue-se a árvore de Natal, um abeto doado anualmente ao Papa por uma região montanhosa da Europa.

Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal 1.jpg

A inauguração contou com a participação de diversas autoridades religiosas e civis, dentre as quais se destacam: o presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello; o patriarca de Veneza, Dom Francesco Moraglia; o presidente da Região do Veneto, Luca Zaia; e o prefeito de Jesolo, Valerio Zoggia.

O Cardeal Bertello agradeceu aos artistas responsáveis por esculpir o presépio na areia e montar a árvore de Natal. “Vocês artistas disseram que fazer esse trabalho foi a realização de um sonho. Para nós, é uma alegria e uma honra acolher essas obras no Vaticano”, afirmou o purpurado.

Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal 2.jpg

Dom Moraglia, patriarca de Veneza, por sua vez, comentou que foi uma alegria ter a areia de sua região presente nessa representação da natividade. “Na areia, que é efêmera e mostra a fragilidade do homem, toma forma o mistério da encarnação do Filho de Deus. Para nós cristãos o presépio é o lugar da Fé”, expôs o prelado.

A árvore de Natal deste ano foi doada pela Diocese de Concordia-Pordenone e é proveniente da ‘Floresta del Cansiglio’, localizada nas províncias italianas de Belluno, Treviso e Pordenone. A árvore é um abeto vermelho, com cerca de 21 metros de altura.

Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal 3.jpg

O presépio, por sua vez, é um presente da cidade de Jesolo e do Patriarcado de Veneza. Intitulada como ‘Natividade de Areia’, a obra utilizou como matéria prima 700 toneladas de areia da praia jesolana. Os artistas responsáveis por criar o presépio vieram dos Estados Unidos, da Rússia, da Holanda e da República Tcheca.

Tanto a árvore de Natal quanto o presépio expostos na Praça de São Pedro, poderão ser visitados até o dia 13 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, data oficial na qual se conclui o Tempo de Natal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas