Gaudium news > Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é reaberta em Florianópolis

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é reaberta em Florianópolis

Florianópolis – Santa Catarina (Terça-feira, 11-12-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis será agraciada nesta quinta-feira, 13, quando o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck preside a missa e abençoa a Igreja São Francisco, após seis anos fechada para restauração. A cerimônia está marcada para acontecer às 18h.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é reaberta em Florianópolis

Localizada no centro da capital, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência conta diariamente com a visita de aproximadamente 500 pessoas no inverno e mais de 700 no período de verão, sendo um dos templos que mais recebe visitantes da cidade.

Com início emergencial em 2012, a primeira etapa da restauração foi voltada para a parte estrutural da construção, sendo os trabalhos concentrados na cobertura, nas torres e na captação pluvial.

Enquanto que na segunda etapa foram feitos reparos de alvenaria, esquadrias, forros e pisos, na terceira e última foram necessários os esforços de 26 restauradores nas 45 imagens sacras, nos altares e nos mobiliários.

Também houveram outros serviços, como a substituição dos barrotes do assoalho da nave, o restauro de alvenaria, a instalação de elevador, a substituição de piso por porcelanato, a aquisição de um relógio novo e a automatização dos sinos.

A Igreja foi fundada no século XIX e é considerada a mais antiga das confrarias religiosas criadas em Florianópolis, sendo instalada em 1745. O terreno para o templo foi doado em 1754 à Ordem Franciscana pelo português, morador da antiga Desterrro, Domingos Francisco de Araújo. Após adquirir os portais em 1804 e os sinos em 1819, o espaço foi inaugurado em 1815.

Atualmente conhecida por “Igreja do Galo”, por causa dos galos nas torres da igreja, a edificação possui um estilo arquitetônico neoclássico. Além disso, teve sua fachada modificada no decorrer dos anos.

A pedra fundamental de sua construção foi lançada no ano de 1803, quando a Ordem Terceira deixou uma capela, na qual hoje está localizada a Catedral Metropolitana, para ganhar casa própria.

Tombada tanto pelo Patrimônio Histórico do Município, como do Estado, a igreja é uma das poucas no Brasil a trazer uma imagem rara de São Francisco nos pés do Cristo na Cruz.

Vale ressaltar que esta imagem do santo padroeiro do templo é a mesma da inauguração, de 1815, e foi restaurada por equipes que vieram do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“Atualmente, além da imagem de Cristo e São Francisco, a igreja traz imagens de São Francisco das Chagas, Santo Antônio, da Imaculada Conceição, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Santo Antônio de Categeró e Nossa Senhora das Dores”, explicou o Padre Frei Gunter Max Walzer, responsável pela Igreja São Francisco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas