Gaudium news > Uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe para os cegos

Uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe para os cegos

México – Guadalupe (Quarta-feira, 12-12-2018, Gaudium Press) É de cor branca, está elaborada com fibra de nylon resistente, mede 1,20 metro e é uma cópia original do manto de São Juan Diego. Ela é Nossa Senhora de Guadalupe, uma bela imagem em relevo localizada na Nova Basílica de Guadalupe, perto dos confessionários, através da qual as pessoas cegas ‘podem ver’ a Mãe de Deus.

Uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe para os cegos.jpg

Já faz nove anos que esta imagem, especial para os cegos, chegou ao Santuário da ‘Moreninha de Tepeyac’, para que aqueles que não veem possam apreciar com suas mãos a grande obra de arte celestial plasmada no tecido original da Guadalupana.

A réplica em relevo é uma doação realizada pelo Instituto de Cultura Italiana e a Embaixada da Itália para a Basílica Nacional de Santa Maria de Guadalupe, e se assemelha à réplica tridimensional da Síndone de Turim que se instalou no país Europeu para que os cegos ‘vejam’ os sinais da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A ideia da imagem nasceu em 2008. Nesse ano foi realizada por Franco Farada, artista italiano, e abençoada por Bento XVI no dia 11 de novembro na Basílica de São Pedro no Vaticano. Seu custo total superou os 20 mil euros.

A imagem chegou à Cidade do México em dezembro de 2009, sendo revelada no dia 09 no Santuário de Guadalupe pelo Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo emérito do México. Nessa ocasião por volta de cem pessoas com deficiência visual ‘viram’ Nossa Senhora de Guadalupe pela primeira vez.

Uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe para os cegos 2.jpg

Para realizar a imagem em relevo, Farada se baseou em fotografias em alta resolução que revelaram aos detalhes o manto de São Juan Diego, que depois foram reproduzidas em relevo para a imagem réplica.

Ao lado dela, também se encontra um texto em Braille para que os cegos possam ler a história do manto guadalupano, e conhecer os símbolos que ali estão presentes, como são as estrelas do manto, o ventre saliente de Nossa Senhora que está rodeado por um cinto, o qual representa a maternidade de Nossa Senhora com os povos indígenas, entre outros.

De Maria se destaca seu sorriso, a presença do Filho de Deus em seu ventre saliente, a juventude de seu rosto que evoca a uma mulher entre os 18 e 20 anos, os raios de sol, as 46 estrelas de seu manto que representam o firmamento que brilha sobre o Vale do México, assim como a flor de quatro pétalas situada no centro de sua túnica que evoca o símbolo ‘náhuatl’, que faz referência à presença de Deus. Todos elementos que compreendem o que se conhece como ‘Códice Guadalupano’.

Mas a réplica não é somente para as pessoas cegas, já que foi elaborada também para os que podem ver, e assim apreciar, por meio do tato mais detalhes da bela obra de arte e catequética de Nossa Senhora. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas