Gaudium news > O Papa Francisco completa 82 anos de vida

O Papa Francisco completa 82 anos de vida

Vaticano (Segunda-feira, 17-12-2018, Gaudium Press) Nascido de uma família católica, em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. O Papa Francisco comemora hoje o seus 82 anos de vida. E governa a Santa Igreja a mais de cinco anos.

Seus pais Mário José Bergoglio e Regina Sívori eram imigrantes italianos. O pequeno Jorge foi batizado no dia de Natal de 1936, na capital argentina, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e São Carlos. Fez seus estudos no Colégio salesiano e na Escola de Educação Técnica, e nessa última formou-se em química.

papafranciscogaudiumpressgk.jpg

Por causa de uma enfermidade pulmonar em sua juventude, o futuro Papa foi obrigado a submeter-se a uma operação, onde lhe foi extraído parte do pulmão.

Abraçando a vocação de filho de Santo Inácio, ele ingressou para a Companhia de Jesus em 11 de março de 1958. Acabou concluindo seus estudos em Santiago do Chile. No mês de dezembro, 13, de 1969 foi ordenado sacerdote, aos 33 anos de idade.

papafrancisco-gaudium-gk.JPG

Terminou seus estudos, na Espanha, em 1970 e fez sua profissão perpétua como Jesuíta, nessa ocasião. Voltando à Argentina ficou mestre de noviços, lecionou na Faculdade de Teologia de San Miguel e nomeado reitor do Colégio Máximo da Faculdade de São José.

Em 1992 o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires. Foi também criado cardeal pelo mesmo Papa em 21 de fevereiro de 2001.

O Papa emérito Bento XVI não aceitou seu pedido de renúncia, quando completou 75 anos. Era desejo do cardeal Bergoglio viver seus últimos dias em uma Casa para sacerdotes idosos ou enfermos, pois queria levar uma vida de oração e de direção espiritual.

francisco-gaudiumpress-gk.JPG

Após a renúncia do Papa Bento XVI, em 11 de fevereiro de 2013, o Cardeal Bergoglio foi eleito sucessor de São Pedro, em 13 de março de 2013. Tomando para si o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. Assim foi o primeiro Papa do Continente Americano, o primeiro não europeu em mais de doze séculos, o primeiro da Companhia de Jesus o primeiro a chamar-se Francisco. (PJS)

Da Gaudium Press com informações Vatican News

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas