Gaudium news > Bento XVI diz que Reis Magos foram “homens da ciência no sentido amplo”

Bento XVI diz que Reis Magos foram “homens da ciência no sentido amplo”

Cidade do Vaticano (Quarta, 06-01-2010, Gaudium Press) Por conta da festa da Epifania celebrada hoje pela Igreja Católica no mundo, o Santo Padre encontrou os fiéis para a oração do Angelus, em vez da tradicional audiência geral da quarta-feira. O Papa, antes de recitar a oração mariana, recordou que a verdadeira ciência não se escandaliza com a fé, mas se abre “ao mistério que se manifesta em maneira surpreendente”.

A Estrela de Natal e as Sagradas Escrituras que foram os guias para o caminho dos Magos, devem ser modelos para os autênticos pesquisadores dos tempos modernos, diz o pontífice. Os Magos do Evangelho, cuja passagem é lida hoje nas igrejas, eram “homens da ciência no sentido amplo”, que “não se envergonhavam de pedir instruções aos chefes religiosos dos Judeus”. Eles mostram aos cientistas modernos como unir inteligência e fé e, como além do estudo, devem se surpreender também com o amor de Deus.

Nas saudações dirigidas aos fiéis em diversas línguas – francês, inglês, alemão, espanhol, polonês e italiano – o Santo Padre explicou o significado da festa de hoje. No início da cerimônia, desejou um Santo Natal aos fiéis das Igrejas orientais que, seguindo o calendário juliano, amanhã celebram a festa.

Bento XVI saudou ainda os jovens do movimento “Tra Noi” (Entre nós), que promove a histórica manifestação em cortejo com mais de 1500 pessoas. Logo após a oração, fies representando os três Reis Magos foram até a casa Pontifícia para entregar dons simbólicos ao Santo Padre.

Em italiano, o Santo Padre também saudou os organizadores da Jornada Missionária das Crianças, que tem como tema “As crianças ajudam as crianças”. A iniciativa foi promovida pelo Papa Pio XII em 1950 para educar as crianças à solidariedade com seus coetâneos mais necessitados.

Em espanhol, disse: “Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española presentes en esta oración mariana. La Iglesia celebra hoy la solemnidad de la Epifanía del Señor, la manifestación del Mesías a todos los pueblos. San Mateo nos narra en su evangelio como unos personajes, venidos de Oriente, son guiados por una estrella hasta Belén y, adorando al Niño Jesús, le reconocen como el único Salvador del Mundo. Queridos hermanos, os invito a imitar la obediencia de estos Magos que, gracias a su docilidad a la acción providente de Dios, pudieron recibir la luz sin ocaso: Cristo, el Señor. Feliz fiesta de la Epifanía. Muchas gracias.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas