Gaudium news > Em mensagem pelo Dia da Apresentação, episcopado espanhol clama consagrados a viverem na caridade

Em mensagem pelo Dia da Apresentação, episcopado espanhol clama consagrados a viverem na caridade

jesus.jpg
Dom Jesús Sanz Montes, arcebispo de Oviedo

Madri (Quinta, 28-01-2010, Gaudium Press) “Os vemos caminhar pausadamente, com uma cadência delicada e firme, com mochila nas costas e bastão de apoio. São os peregrinos que a cada ano passam pelos diversos caminhos que conduzem a um objetivo singular: Santiago de Compostela. A vida consagrada é também uma peregrinação, que põe em marcha nossa melhor pertença pelo “Você” que cada um ouviu do Senhor quando pronunciou com seus lábios divinos nosso nome dizendo-nos: ‘Vem!'”.

Essa é a abertura da mensagem que Dom Jesús Sanz Montes, arcebispo de Oviedo, na Espanha, e presidente da Comissão Episcopal Espanhola para a Vida Consagrada, preparou para a Jornada Mundial da Vida Consagrada, que será celebrada no próximo dia 2 de fevereiro, dia da Apresentação do Senhor.

Sob o tema “Caminhos de Consagração”, o país ibérico comemorará a efeméride de maneira especial, traçando um paralelo entre os peregrinos consagrados que caminham a Deus e a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela – rota na Espanha à qual recorrem fiéis de todo o mundo e que culmina na cidade de Santiago de Compostela, local onde se veneram as relíquias do apóstolo Santiago – que em 2010 celebra seu Ano Santo.

Sobre os peregrinos de Santiago, Dom Sanz Montes disse que também os consagrados “compartimos com todos eles a necessidade de sairmos de nós mesmos(…) Todas as nossas perguntas nos fazem peregrinos de uma Verdade que tem rosto e tem nome, e nos coloca na andança de um caminho que tem objetivo. Santiago peregrinou até aqui para nos dar Jesus Cristo; nós peregrinamos até Santiago para encontramos com Jesus o Senhor”.

Segundo o arcebispo, esta é uma oportunidade para se agradecer o dom da Vida Consagrada. Para esta jornada, vários membros de institutos de vida consagrada e institutos seculares da Igreja na Espanha renovarão seus votos em agradecimento pelo dom da vida consagrada e revivirão seu compromisso de serviço para a Igreja e a sociedade.

“Nesta festa da Apresentação do Senhor – popularmente conhecida como Candelária – somos convidados a um agradecimento sincero por nossa vocação consagrada, suscitada na Igreja como uma luz que o Pai colocou no candeeiro, para que ilumine todos da Casa”, diz o folheto que a Conferência Episcopal Espanhola publicou para que as comunidades religiosas espanholas celebrem o Dia Mundial da Vida Consagrada.

O texto prossegue: “Nós, chamados pela misericórdia de Deus, fazemos presente neste mundo o Amor Trinitário. A diversidade de carismas nas distintas formas de consagração põe em manifesto a múltipla graça com que Deus, três vezes santo, quis adornar e embelezar a sua Igreja. Hoje renovamos nossa particular busca por Cristo pobre, casto e sempre obediente ao Padre”.

A CEE, por meio de seu folheto informativo, faz um chamado aos religiosos a viverem a caridade e a seguirem o único caminho que é Cristo: “Os consagrados e consagradas recebemos na Comunidade Cristã esta extraordinária vocação de vivermos entregues totalmente a Deus e ao serviço do próximo na caridade (…) Cristo, o Senhor, é nosso único caminho, e todos nós somos andarilhos com Ele”.

João Paulo II, em 1997, declarou o dia da Apresentação do Senhor como data para celebrar a Jornada Mundial da Vida Consagrada, dia que a Igreja Católica destina para refletir e orar por aquelas pessoas que, respondendo a um chamado de Deus, escolhem viver uma vida consagrada a Deus por meio da oração e do serviço.

Texto original de Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas