Gaudium news > Celam anuncia encontro de reitores de Santuários do Cone Sul

Celam anuncia encontro de reitores de Santuários do Cone Sul

Bogotá (Sábado, 30-01-2010, Gaudium Press) O Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), por meio de seu Departamento de Missão Espiritualidade, anunciou nesta quinta-feira a realização de um encontro, em maio, com todos os reitores de Santuários dos países que compõe o chamado Cone Sul da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

A convocação para o evento, que ocorrerá entre 24 a 27 de maio, foi motivada pela necessidade observada pelo Celam de aprofundar a abordagem da piedade popular e da Missão Continental nos santuários da região, conforme consta do Documento de Aparecida.

A forte religiosidade popular foi justamente uma das características da Igreja latinoamericana mais elencadas pelo Papa Bento XVI quando o pontífice visitou o Brasil em maio de 2007.

Naquela ocasião, Bento XVI, definiu a “rica e profunda religiosidade popular, na qual aparece a alma dos povos latino-americanos”, como um “precioso tesouro da Igreja católica na América Latina.

Assim, o escopo do encontro, é promover uma análise sobre o trabalho pastoral realizado nos santuários com a fé popular e uma troca de experiências sobre o tema entre os reitores dos santuários da região. Também visa a um possível estudo sobre a presença dessa devoção popular na cultura desses países, a partir de uma ótica bíblica, catequética, litúrgica e missionária da Igreja.

O Documento de Aparecida afirma que nos santuários da América Latina, “o peregrino vive a experiência de um mistério que o supera, não somente da transcendência de Deus, mas também da Igreja, que transcende a própria família e o próprio bairro. Nos santuários, muitos romeiros tomam decisões que marcam suas vidas. Essa paredes contem muitas histórias de conversão, de perdão, de graças alcançadas, que milhões de fiéis poderiam contar”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas