Gaudium news > Anglicanos canadenses também aderem ao “Anglicanorum Coetibus”

Anglicanos canadenses também aderem ao “Anglicanorum Coetibus”

Anglicanos-canadenses.jpg
Anglicanos canadenses pediram a implementação de uma Constituição Apostólica, no país

Toronto (Quarta-feira, 17-03-2010, Gaudium Press) Por meio de seus bispos, a Igreja Anglicana Católica do Canadá, pertencente à Comunhão Anglicana Tradicional, enviou petição na semana passada ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Levada, para que fosse implementada, no país, a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus. Na mensagem, os anglicanos requisitaram a criação de um Ordinariado Católico.

Na mensagem ao cardeal, os bispos anglicanos agradeceram pela resposta positiva do Vaticano, no dia 16 de dezembro de 2009, à carta enviada à Congregação, que expressava o desejo dos religiosos de buscarem um jeito comum e eclesial de serem Católicos Anglicanos em comunhão com a Santa Sé e afirmaram já ter estudado a Anglicanorum Coetibus com as normas complementares e o comentário anexado.

Diante deste quadro, para que finalmente começasse o processo de ligação entre os anglicanos e a Santa Sé, os bispos pediram ao cardeal, porém, a implementação da Constituição Apostólica, no Canadá; o estabelecimento de um Conselho de Governo interino formado por três bispos; e que a este Conselho fosse dada a autoridade de propor a Sua Santidade uma lista tríplice para a nomeação do ordinariado inicial.

Por fim, os bispos anglicanos afirmaram que estão esperançosos e rezam para que “estas propostas possam ser úteis para a implantação do processo a ser estabelecido pela resposta gentil e generosa do Santo Padre ao nosso pedido”. Assinaram a petição o bispo diocesano, reverendo Peter Wilkinson, OSG; o bispo sufragâneo para a Costa Atlântica do Canadá, reverendo Craig Botterill, e o bispo sufragâneo para o Canadá Central, reverendo Carl Reyd.

Com a adesão a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, os canadenses se juntam aos anglicanos da Inglaterra, América Central, EUA e aos membros do Forward in Faith, da Austrália.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas