Gaudium news > Bento XVI dedica catequese da audiência geral à sua viagem a Portugal

Bento XVI dedica catequese da audiência geral à sua viagem a Portugal

Papa-na-audiencia-geral-19_.jpg
Para Papa, visita a Portugal foi uma experiência tocante e rica de muitos presentes espirituais

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 19-05-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI dedicou o tema de sua catequese pela audiência geral de hoje, na Praça de São Pedro, à sua viagem a Portugal, concluída no último domingo.

“As aparições nos falam de uma mensagem exigente e consoladora, centrada na oração, na penitência e na conversão, que nos leva a superar as dificuldades da História, convidando a humanidade a cultivar a grande Esperança”, afirmou o Santo Padre, referindo-se às mensagens da Virgem de Fátima.

Para Bento XVI, que confessou ter se sentido “espiritualmente apoiado” pelo seu predecessor, João Paulo II, sua visita apostólica a Portugal foi “uma experiência tocante e rica de muitos presentes espirituais”.

O Santo Padre conta que em Fátima, a presença de Nossa Senhora é “quase palpável” e “de real misticismo”, e que a Virgem é fonte de esperança para a humanidade por ter deixado mensagens focadas na oração, na penitência e na conversão. “Todos somos peregrinos e temos necessidade da Mãe que nos guia”.

Sobre a cerimônia eucarística que presidiu na capital Lisboa, Bento XVI afirma ter encorajado os vários componentes da Igreja local “a uma vigorosa ação evangelizadora nos diversos âmbitos da sociedade, para semearem esperança neste mundo tão marcado pelo desalento”.

Bento XVI esteve em Portugal entre os dias 11 a 14 de maio por ocasião dos dez anos de beatificação de dois dos três pastorinhos videntes de Fátima – Jacinta e Francisco – e dos cinco anos da morte da terceira vidente, Lúcia dos Santos. O Santo Padre visitou três cidades portuguesas: a capital Lisboa, o lugar das aparições, Fátima, e a segunda maior cidade do país, Porto.

Dentre os 16 mil peregrinos que estiveram presentes esta manhã na Praça São Pedro, muitos eram provenientes da América Latina. Do Chile, havia um grupo de 130 pessoas da paróquia de Emmanuel de Santiago e do Brasil, um grupo de 241 visitantes.

“Aos amados peregrinos vindos do Brasil e demais países de língua Portuguesa, que a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, que em vossos países é venerada com tanta confiança e firme amor, possa ajudar-vos a viver com mais empenho a vossa vocação de testemunhas do Evangelho da verdade, da paz e do amor. Sirva-vos de conforto a minha Bênção”, declarou o Papa, em português, ao concluir a audiência com as tradicionais saudações.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas