Gaudium news > Santa Sé e Bósnia Herzegóvina ratificam acordo

Santa Sé e Bósnia Herzegóvina ratificam acordo

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 14-09-2010, Gaudium Press) Foi celebrada na manhã de hoje a ratificação oficial do Acordo entre a Santa Sé e a Bósnia-Herzegóvina sobre a assistência religiosa aos católicos que integram as forças armadas bósnias. O acordo havia sido assinado em Sarajevo no dia 8 de abril deste ano.

A cerimônia oficial ocorreu na Sala dos Tratados da residência apostólica vaticana. Participaram, representando o Vaticano, o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti. Representando a Bósnia-Herzegóvina estavam o ministro das Relações Exteriores, Sven Alkalaj, junto com os Ministros para os Direitos Humanos e os Refugiados, da Justiça e da Defesa, e a embaixadora bósnia junto à Santa Sé, Jasna Krivosic Prpic.

Em seu discurso, Dom Mamberti ressaltou a “ótima relação” entre as partes e disse desejar que a entrada do Acordo em vigor mostre internacionalmente que a Bósnia-Herzegóvina é um país democrático e que garante a liberdade religiosa. O secretário manifestou ainda esperar que o acordo “possa ajudar também no processo de integração europeia” do país.

O ministro das Relações Exteriores bósnio, por sua vez, enfatizou a importância da liberdade religiosa no país e manifestou a “profunda convicção de que o alto nível da cooperação até então realizada e a mútua amizade continuarão e crescerão para o bem de todos”. Com Rádio Vaticana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas