Gaudium news > Papa envia mensagem à assembleia plenária da Conferência Episcopal Italiana

Papa envia mensagem à assembleia plenária da Conferência Episcopal Italiana

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-11-2010, Gaudium Press) Para o Papa, bispos italianos devem valorizar a liturgia e relançar a “responsabilidade educativa”. O pontífice enviou hoje uma mensagem contendo essas e outras recomendações aos prelados italianos, que realizam sua 62ª assembleia plenária em Assis sob a tutela do presidente da Conferência Episcopal, Dom Angelo Bagnasco.

Cerdael-Bagnasco.jpg
Dom Angelo Bagnasco é quem preside a 62º Assembleia Plenária italiana em Assis

Após fazer uma introdução citando a trajetória de outros santos, como o próprio São Francisco de Assis, e apontando momentos que também no passado demonstraram uma profunda transformação social a ser enfrentada pela Igreja, o Papa disse:

“Ciência e técnica levaram a conquistas indubitavelmente significativas e apreciáveis. Mas isto não preencheu o coração do homem porque boa parte desse progresso, aconteceu às custas dos valores fundamentais do cristianismo”, ressalta na mensagem, na qual o Papa se diz um “peregrino espiritual em Assis”.

O pontífice disse aos bispos que é importante a escolha dos prelados, manifesta no tema do encontro, de chamar à responsabilidade do processo educativo todos aqueles que estão envolvidos e “têm no coração a cidade dos homens e o bem das novas gerações”.

Além disso, Bento XVI sublinhou que, “como fonte perene de educação para a boa vida do Evangelho”, a liturgia deve ser valorizada, porque permite que o fiel esteja mais perto de Cristo. “O autêntico fiel, em todo tempo, experimenta na liturgia a presença, o primado e a obra de Deus”, declarou o Papa, que salientou ainda aos bispos o cuidado e a sabedoria com qualquer iminente mudança litúrgica.

“A Igreja inteira está presente em cada aspecto da liturgia: aderir à sua forma é condição de autenticidade daquilo que se celebra”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas