Gaudium news > Coral de 250 vozes apresenta Oratório natalino na Catedral de Blumenau (SC)

Coral de 250 vozes apresenta Oratório natalino na Catedral de Blumenau (SC)

Blumenau (Terça-Feira, 14-12-2010, Gaudium Press) A Catedral São Paulo Apóstolo, de Blumenau, Santa Catarina, será cenário do “Oratório da Natividade”, de autoria do poeta e músico catarinense José Acácio Santana. Ao todo, 250 cantores, reunindo diversos corais da região de Florianópolis, estarão na cidade catarinense no próximo dia 19 de dezembro para, durante a missa, apresentar o espetáculo de fé e oração, próprio para o tempo de Advento e Natal.

foto catedral blumenau.JPG
Construída antes do Concílio Vaticano II, Catedral de Blumenau está adequada agora às novas orientações da Igreja

A apresentação terá início às 19h, quando o oratório, de conteúdo bíblico e catequético se seguirá à Liturgia da Palavra, comentando-a. Neste momento, o elenco ocupará todo o presbitério e os corredores da nave da igreja. O mesmo coral desempenhará também os demais cantos da celebração eucarística, que terá continuidade após o oratório. A regência estará a cargo do jovem maestro Robson Medeiros Vicente, formado no Conservatório de Musica de Laguna e do Rio de Janeiro.

Haverá ainda o traslado do Santíssimo Sacramento e a Eucaristia, que acontecerá no antigo sacrário reformado, pois será a partir da missa e da apresentação musical que os novos elementos litúrgicos da catedral começarão a ser utilizados.

O evento contará com a presença do bispo diocesano, Dom José Negri, e o vigário geral da diocese e pároco da Catedral, padre João Bachmann. Os organizadores estimam a participação de mais de cinco mil pessoas, que poderão acompanhar a cerimônia através de telões eletrônicos colocados na parte externa do templo. A Catedral São Paulo Apóstolo fica localizada no centro da cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

De acordo com o integrante da assessoria de comunicação da diocese de Blumenau, padre Raul Kestring, o evento consiste em uma breve representação musical da história do povo de Deus, sobretudo no que diz respeito à promessa do Messias. O sacerdote explica que solistas caracterizados como os personagens principais dessa história cantarão sua mensagem, intercalando com o grande coro de vozes mistas.

Padre Raul destaca que o objetivo principal da celebração eucarística e da apresentação é solenizar a inauguração das reformas no presbitério da Catedral de Blumenau. Mas além disso, segundo ele, o evento também “salienta a expressão da identidade católica que evangeliza através do ambiente litúrgico e celebrativo de sua Catedral”, ressalta.

Construída antes do Concílio Vaticano II e tendo sido elevada à Igreja Catedral, o templo católico de Blumenau, especialmente o espaço litúrgico do presbitério, através da reforma se atualizou às novas orientações.

O artista sacro Cláudio Pastro, que assessora o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi o responsável pela criação do novo perfil arquitetônico litúrgico da Catedral. Entre as mudanças, o artista destaca: a mesa da palavra, que é feita com o mesmo mármore do altar; a cátedra episcopal, que caracteriza o lugar do bispo como mestre da fé; o crucifixo, fabricado em latão e banhado a ouro, pende do teto e situa-se sobre o altar; e por fim, a recondução do sacrário, feito de madeira e marfim, ao lugar anterior, logo atrás do altar.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas