Gaudium news > “Purgatório é experiência interior”, diz o Papa

“Purgatório é experiência interior”, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 12-01-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI dedicou a catequese de sua audiência geral com os fiéis, nesta quarta-feira, a mais uma importante figura feminina da história da Igreja: desta vez, Santa Catarina de Gênova (1440 – 1510).

Segundo a Prefeitura da Casa Pontifícia, cerca de nove mil fiéis acompanharam a audiência na manhã de hoje com o pontífice, realizada na Sala Paulo VI do Vaticano. Em seu discurso, o Papa apresentou Santa Catarina de Gênova como “um encorajamento” para as mulheres modernas na sua contribuição sensível, para a sociedade e a Igreja, aos mais pobres e necessitados.

2011-01-12T125343Z_2093669322_GM1E71C1M7401_RTRMADP_3_POPE.JPG
Segundo Papa, contribuição de Santa Catarina aos mais pobres é um “encorajamento” para as mulheres modernas

Bento XVI também abordou a visão do purgatório, cuja explicação, segundo o Papa, é característica de Santa Catarina. “Esta explicação nasce, não de visões ou comunicações especiais do Além, mas da experiência que ela viveu na sua conversão a Deus, cujo início teve lugar em 1473. Catarina fala dos tormentos do purgatório como um sofrimento interior da alma que, ciente do amor imenso de Deus, sofre por não lhe ter correspondido de forma perfeita e é precisamente o amor divino que a purifica das manchas de pecado que ainda a impedem de viver na presença da majestade de Deus”.

Aos 17 anos, Santa Catarina de Gênova casou-se e levou um tipo de vida ‘mundano’. Depois de 10 anos, ainda que vivendo de forma serena, iniciou sua conversão, orientada para “não mais mundo, não mais pecado”, explicou o Papa. E foi após uma aparição de Jesus, na qual viu o Cristo sofredor, carregando a cruz, que começou uma “vida de purificação”. A sua conduta tocou também seu marido, que se tornou franciscano e a ajudou no maior hospital genovês da época, do qual era diretora e condutora. Segundo o Papa, Santa Catarina é “um luminoso exemplo de caridade para todos”.

“Amados peregrinos de língua portuguesa, de quem me apraz salientar a presença do grupo de juristas do Brasil: para todos vai a minha saudação amiga de boas vindas, com o convite a aderirdes sempre mais a Jesus Cristo e a fazerdes do seu Evangelho o guia do vosso pensamento e da vossa vida. Então sereis, na sociedade, aquele fermento de vida nova que a humanidade precisa para construir um futuro mais justo e solidário, que sonhais e servis com a vossa atividade. Sobre vós e vossas famílias, desça a minha Bênção Apostólica”, disse o Papa em português, nas saudações finais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas