Gaudium news > Diocese de Blumenau (SC) irá comemorar seu padroeiro São Paulo Apóstolo

Diocese de Blumenau (SC) irá comemorar seu padroeiro São Paulo Apóstolo

Blumenau (Segunda-Feira, 24-01-2011, Gaudium Press) A diocese de Blumenau, em Santa Catarina, comemorará amanhã, 25, a festa de seu padroeiro São Paulo Apóstolo, na catedral da cidade. A primeira comemoração do escolhido padroeiro deu-se no dia 25 de janeiro de 1865, com Santa Missa presidida pelo então vigário do município de Gaspar, Padre Alberto Francisco Gattone. Ou seja, faz 146 anos que a comunidade católica blumenauense recorda e homenageia seu protetor, modelo e intercessor.

No dia da festa será realizada uma missa solene, às 19hs, presidida pelo bispo diocesano Dom José Negri. Na ocasião, o bispo proferirá benção apostólica com indulgência plenária para todos que estiverem preparados. Trata-se de uma graça especial permitida apenas três vezes ao ano: Natal, Páscoa e Dedicação da Catedral.

Um dos momentos de maior destaque da comemoração será a homilia proferida pelo bispo local, que significará a Palavra da Igreja sobre o evento, a interpretação da história percorrida, o significado e os apelos do momento presente da diocese e as perspectivas para o futuro. A estimativa de público é de mais de mil pessoas, entre elas representantes das paróquias e comunidades da diocese.

De acordo com o assessor de comunicação da diocese de Blumenau, Padre Raul Kestring, além de festejar o padroeiro, a festa de São Paulo Apóstolo terá como objetivo celebrar a caminhada da comunidade católica da região, seus passos históricos e evangelizadores, e a construção de seu templo, a Catedral São Paulo Apóstolo.

Padre Raul destaca que em seu significado a Igreja Catedral é a Igreja Mãe para todas as comunidades e paróquias da diocese, e, além disso, é o centro de unidade diocesana. “Celebrar o padroeiro da Catedral e da diocese significa evocar e aprofundar a unidade da Igreja neste pedaço de terra, nesta região, não esquecendo de que somos verdadeiramente um Corpo: o Corpo de Cristo. Ele se articula e se harmoniza a partir do Papa e dos Apóstolos de hoje, que são os bispos”, afirma o sacerdote.

foto de são paulo apostolo.JPG
Padroeiro representa a proteção, a intercessão e a paternidade de Deus para os membros da paróquia da Catedral

Em relação ao que São Paulo Apóstolo significa para o povo da região, o assessor explica que o padroeiro representa a proteção, a intercessão e a paternidade de Deus para os membros da paróquia da Catedral e para os membros de toda a diocese. “Grande evangelizador, discípulo missionário de primeira grandeza, com seu exemplo encoraja os evangelizadores de hoje, nossas lideranças pastorais, litúrgicas e comunitárias”, completou padre Raul.

O sacerdote salienta também que neste ano a diocese de Blumenau escolheu vivenciar mais profundamente o mistério da Eucaristia e afirma que ninguém mais do que São Paulo viveu a Eucaristia em sua vida, lutas, dores e na própria morte, no próprio martírio. “Dessa forma, ele nos ajudará e incentivará em nossa vivência litúrgica, eucarística e celebrativa”, conclui.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas