Gaudium news > Papa faz apelo para a população da ilha de Lampedusa

Papa faz apelo para a população da ilha de Lampedusa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 27-04-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI fez hoje, ao fim da audiência geral, um apelo para a população da ilha italiana de Lampedusa. Em declaração direcionada especificamente a um grupo de moradores da ilha que estava entre os 20 mil fiéis presentes na celebração, o Santo Padre pediu para que o povo local continuasse acolhendo os imigrantes e refugiados do norte da África.

2011-04-27T094901Z_1319787675_GM1E74R1DNV01_RTRMADP_3_POPE.JPG
Papa Bento XVI também cobrou as autoridades responsáveis

“Saúdo os fiéis de Lampedusa e os encorajo a continuar no apreciado compromisso com solidariedade aos irmãos imigrantes que encontram na ilha um primeiro asilo de acolhimento”, declarou. Contudo, o pontífice não deixou de cobrar as autoridades responsáveis. “Ao mesmo tempo, desejo que os órgãos competentes prossigam com as indispensáveis ações de tutela da ordem social, no interesse de cada cidadão”.

O apelo do Santo Padre vem como resposta ao descontentamento gerado à população local pelo crescente número de imigrantes africanos que têm chegado à ilha de Lampedusa diariamente. O maciço aporte de refugiados superlotou os centros de acolhimento da região italiana, gerando protestos da população. Por conta disso, o governo do país tomou medidas como devolver alguns imigrantes a seus países de origem ou transferir parte deles para outros centro de acolhimento da Itália.

Os cidadãos que têm desembarcado na ilha de Lampedusa são geralmente de origem tunisiana, egípcia e líbia e vêm à ilha fugidos dos recentes conflitos políticos que acontecem em seus países.

Com informações da Ansa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas