Gaudium news > Padre alemão, teólogo espanhol e patrólogo italiano são os primeiros vencedores do "Prêmio Ratzinger"

Padre alemão, teólogo espanhol e patrólogo italiano são os primeiros vencedores do "Prêmio Ratzinger"

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 14-06-2011, Gaudium Press) Um patrólogo italiano, um sacerdote espanhol e um jovem cistercense alemão são os primeiros vencedores do “Prêmio Ratzinger”, instituído pela “Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI”. A cerimônia de entrega será na Sala Clementina do Palácio Apostólico, no Vaticano, no próximo dia 30 de junho, e contará com a presença do próprio Papa, que entregará pessoalmente os prêmios.

Hoje pela manhã, uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé deu mais detalhes da premiação – e dos premiados.

A cerimônia de entrega do primeiro “Prêmio Ratzinger” acontecerá após o 60° aniversário da ordenação sacerdotal do Papa Ratzinger, justamente “na sua casa” , como explicou Dom Giuseppe Antonio Scotti, presidente da Fundação. Para apresentar uma lectio foi escolhido Padre Haeim, que falará em alemão e cujo tema ainda não foi divulgado. Cada um dos vencedores receberá um diploma do Papa com um cheque de 50 mil euros. Os fundos provêm dos direitos de autoria dos livros do Papa, mas também de doadores entusiasmados com a novidade e o futuro do projeto. Até agora, a Fundação recebeu doações privadas da França, dos Estados Unidos, da Itália, da Polônia, da Alemanha e de Malta.

olegario-gonzalez_260x346.jpg
Dom Olegario Gonzáles foi um dos premiados pela fundação.

A escolha dos três ganhadores foi feita pelo comitê científico da Fundação e confirmada pelo Santo Padre. Em princípio, os teólogos premiados são homens, mas o Cardeal Camillo Ruini, presidente do comitê científico, não exclui a possibilidade de mulheres serem condecoradas no futuro. Os critérios para a escolha, segundo os organizadores, são três: a excelência do estudo; pessoas pouco conhecidas e premiadas até agora, e/ou jovens teólogos; não exclusão de teólogos de outras profissões cristãs, não se restringindo a católicos somente.

O espanhol Dom Olegario González de Cardedal representa os teólogos de nível internacional. Estudou e trabalhou em Munique, Oxford e Washington. Por dez anos, de 1969 a 1979, como jovem teólogo, foi membro da Comissão Teológica Internacional. Por outra década, de 1998-2008, fundou e dirigiu a Escola de Teologia K. Rahner-H. U. von Balthasar, na Universidade Internacional Menéndez Pelayo, de Santander, na Espanha.

Padre Maximilian Heim, alemão, é representante de uma jovem geração de teólogos. É autor de um livro em alemão, publicado também em inglês: “Joseph Ratzinger – Existência eclesial e teologia existencial, orientações eclesiológicas fundamentais no quadro das requisições da “Lumen gentium””. Desde 2009 faz parte do “Ratzinger Schulerkreis” (“Círculo de Alunos de Ratzinger”). É também consultor para a publicação da “Opera Omnia” de Joseph Ratzinger.

O terceiro premiado é um estudioso leigo italiano, Manlio Simonetti, que apesar dos seus 85 anos é um estudioso ativo, especializado em textos cristãos das origens e sobre o Cristianismo dos primeiro quatro séculos. É sua a iniciativa editorial da “Biblioteca patrística”, da “Corona Patrum” e da “Enciclopédia dos Papas” da Treccani.

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI, com sede na Via della Conciliazione, em Roma, pretende promover o pensamento teológico através de diversas iniciativas culturais e científicas. A primeira delas é o “Prêmio Ratzinger”, entregue uma vez por ano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas