Gaudium news > Jornada Mundial da Vida Consagrada seguirá lema “Vem e segue-me”

Jornada Mundial da Vida Consagrada seguirá lema “Vem e segue-me”

Santander (Quarta-feira, 01-02-2012, Gaudium Press) No dia 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor no templo, a Igreja Católica do mundo inteiro celebrará o dia da Jornada Mundial da Vida Consagrada, com o tema: “Vem e segue-me” (Mc 10, 21).

“Durante esse dia olhamos para a vida consagrada e para cada um de seus membros como um dom de Deus à Igreja e à humanidade”, afirmou Dom Vicente Jiménez Zamora, Bispo de Santander e presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada.

vicentejimenez.jpg
Dom Vicente Jiménez Zamora,
Bispo de Santander e presidente da
Comissão Episcopal para a Vida Consagrada
 

“Juntos agradecemos a Deus pelas Ordens e Institutos Religiosos dedicados à contemplação ou ao apostolado, pelas Sociedades de Vida Apostólica, pelos Institutos Seculares, pela Ordem das Virgens, pelas novas formas de Vida Consagrada”, continuou.

O bispo também recordou que a Jornada acontece antes do Sínodo dos Bispos, que será em outubro deste ano, com o tema: “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã”.

Ele explicou que essa Nova Evangelização, é primeiramente um “desafio espiritual para sairmos da indiferença. A nova evangelização pede novos evangelizadores”.

“As pessoas consagradas são chamadas pela sua vocação, a viver um estilo de vida, que requer em primeiro lugar, a santidade de vida à qual toda a Igreja está chamada. Este estilo é manifestado visivelmente nos conselhos evangélicos vividos em comunidade. A consagração é, assim, instrumento de nova evangelização”, elucidou Dom Zamora.

O purpurado recordou ainda as palavras do Beato João Paulo II, de quem surgiu a iniciativa para a Jornada, na Exortação Apostólica “Vita Consecrata” que diz: “As pessoas consagradas, em virtude de sua vocação específica, são chamadas a manifestar a unidade entre auto evangelização e testemunho, entre renovação interior e apostólica, entre ser e atuar, destacando que o dinamismo surge sempre do primeiro elemento do binomio.”

Concluindo, o Bispo de Santander citou Bento XVI que durante a Jornada Mundial da Juventude em Madri, proclamou aos jovens: “A Igreja precisa da vossa fidelidade jovem, enraizada e edificada em Cristo. Obrigado pelo vosso “sim” generoso, total e perpétuo ao chamado do Amado. Que a Virgem Maria sustente e acompanhe vossa juventude consagrada, com o vivo desejo de que interpele, incentive e ilumine a todos os jovens”. (EPC)

Com informações da agência Zenit.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas