Gaudium news > Pastoral da Saúde fará peregrinação a Aparecida

Pastoral da Saúde fará peregrinação a Aparecida

Santuário de Aparecida.jpg
Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida será no dia 11 de fevereiro

Aparecida (Segunda-feira, 06-02-2012, Gaudium Press) No próximo dia 11 de fevereiro, data em que a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial do Enfermo, centenas de agentes da Pastoral da Saúde de várias dioceses do Brasil, participarão da tradicional Romaria da Saúde, no Santuário Nacional de Aparecida.

Entre as atividades que estão programadas para esta data, os peregrinos irão percorrer várias ruas da cidade em procissão, logo após o encerramento da Santa Missa que será presidida por Dom Antonio Fernando Brochini, Bispo referencial da Pastoral da Saúde da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e Dom Francisco José Zugliani, responsável pela Pastoral da Saúde no Regional Sul 1.

A estimativa é de que pelo menos 1.200 pessoas participem do evento este ano que tem como tema: “Fraternidade e saúde pública”, o mesmo da Campanha da Fraternidade 2012.

Mensagem do Papa Bento XVI ao Dia Mundial dos Enfermos

O documento tem como tema “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou!”, extraído do Evangelho segundo São Lucas (17, 19). “Os doentes e os que sofrem encontrem na fé uma âncora segura”, é o desejo do Santo Padre que em sua Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo ressalta que “quem crê jamais está sozinho”, afirma o Papa.

Bento XVI dirige-se com palavras de particular proximidade aos doentes e aos sacerdotes, que dão assistência

Papa mensagem doentes.jpg
Papa Bento XVI escreve mensagem para o Dia Mundial dos Enfermos

espiritual nos hospitais, chamados a se sentirem “verdadeiros ministros dos enfermos”. O Sumo Pontífice reitera que, a exemplo de Cristo, os fiéis são chamados a acolher toda vida humana, particularmente se “frágil e enferma”, e a curvar-se “sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los”.

O Pontífice destaca também os “Sacramentos de Cura”, ou seja, da Penitência e da Reconciliação e sobre o Sacramento dos Enfermos, que alcançam seu natural cumprimento na Comunhão Eucarística. “Sacramentos que iluminam o binômio entre saúde física e renovação das dilacerações da alma”.

“Quem na doença invoca o Senhor certo de que o Seu amor jamais o abandona e de que também jamais falta o amor da Igreja. No Sacramento da Penitência, na medicina da confissão, a experiência do pecado não degenera em desespero, mas encontra o amor que perdoa e transforma”, escreve o Papa.

Por isso, o momento do sofrimento ao invés de ser motivo de desespero, pode “transformar-se tempo de graça para voltar-se para si mesmo, repensar a própria vida e nos próprios erros, como o filho pródigo”, diz um trecho do texto.

Depois, faz votos de que seja valorizado o Sacramento da Unção dos Enfermos, que não deve ser considerado “quase um sacramento menor em relação aos outros”. Pelo contrário, reitera o Pontífice, este Sacramento “merece hoje uma maior consideração, quer na reflexão teológica, quer na ação pastoral para com os doentes”.

Por fim, a mensagem evidencia a importância da Eucaristia. “Recebida no momento da doença contribui de modo singular para realizar tal transformação associando o enfermo à oferta que Jesus fez de si mesmo ao Pai para a salvação de todos”.

Daí, a exortação a toda a comunidade eclesial e, em particular, às paróquias, a fim de que estejam atentas em assegurar aos doentes e anciãos a possibilidade de receberem com frequência a Comunhão Eucarística. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas