Gaudium news > Diocese de Blumenau promoverá Missa Comemorativa do Dia do Enfermo

Diocese de Blumenau promoverá Missa Comemorativa do Dia do Enfermo

Blumenau (Quarta-Feira, 08-02-2012, Gaudium Press) No próximo dia 11 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora de Lourdes, coincide a celebração do 16º Dia Mundial do Enfermo. E para marcar essa data, a Diocese de Blumenau, no estado de Santa Catarina, promoverá no dia 10 de fevereiro, a partir das 15h, a Missa Comemorativa do Dia do Enfermo. O local da celebração será a Capela do Hospital Santa Isabel, localizada no Centro da cidade catarinense.

De acordo com o Padre Raul Kestring, da Pastoral de Comunicação da diocese de Blumenau, o Dia Mundial do Enfermo é uma ocasião para reunir os fiéis e celebrar o mistério da salvação que se destina aos doentes, aos sofredores de um modo geral. Para o sacerdote, a encarnação de Deus teve uma finalidade precisa: curar as doenças dos homens, as da alma e as do corpo. E nesse ano de 2012, a Campanha da Fraternidade tratará da saúde pública. Assim, a celebração do Dia Mundial do Enfermo divulgará, desde já, essa providencial Campanha.

Nossa Senhora de Lourdes e os enfermos
Padre Raul ainda explica que a coincidência do Dia Mundial do Enfermo com o Dia de Nossa Senhora de Lourdes vem recordar as aparições da Mãe de Jesus em Lourdes, onde muitas curas de doentes aconteceram e estão acontecendo até hoje para aqueles que rezam com confiança e fé. A teologia católica é zelosa em mostrar a mediação de Maria diante do seu Filho Deus. “Per Mariam Ad Jesum”, pregou sempre a Igreja.

“Por isso que, em Lourdes, privilegia-se a adoração ao Santíssimo Sacramento. Maria não está no centro naquele local de peregrinações. O centro é Jesus. Então, nesse dia queremos dizer também ao mundo que nosso Caminho, nossa Verdade e Vida é Jesus. Mas Maria nos ajuda a chegar até Ele em sua misericórdia infinita pelos pecadores e enfermos”, ressalta o sacerdote.

Importância da iniciativa
Sobre a importância de uma iniciativa como essa, Padre Raul afirma que para os fiéis católicos da diocese, uma celebração voltada para os doentes significa evidenciar a necessidade de ser solidários com todos os que sofrem de alguma maneira. Segundo ele, com a vida agitada que levamos, com muitas outras propostas de empregar nosso tempo, acabamos facilmente esquecendo aqueles e aquelas que precisam de atenção, carinho e cuidados.

“A atenção da Igreja, personalizada na figura do bispo chama a atenção para a atitude humana da solidariedade, não só do ponto de vista humano. O Senhor ensinou que o cuidado com os doentes torna-se ação feita a ele mesmo. Além do mais, será matéria do nosso julgamento final. Este nosso gesto de amor será anunciado a todos os que se reunirão diante do Rei e Juiz”.

A missa comemorativa, que tem como estimativa a participação de cerca de 500 pessoas, será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Negri. Sendo o dia 10 uma sexta-feira, a celebração lembrará ainda a dor e a morte redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como a devoção ao seu Sagrado Coração.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas