Gaudium news > Papa nomeia novo Arcebispo para Arquidiocese de Campinas

Papa nomeia novo Arcebispo para Arquidiocese de Campinas

Dom-Airton-capa3-980x340.jpg

Campinas (Quarta-feira, 15-02-2012, Gaudium Press) Dom Airton José dos Santos foi nomeado hoje, 15, pelo Papa Bento XVI como o novo Arcebispo de Campinas. O prelado administrava a Arquidiocese de Mogi das Cruzes e agora é o 7º Bispo e 5º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Vacante desde o falecimento de Dom Bruno Gamberini, em 28 de agosto de 2011, a Arquidiocese de Campinas estava sendo administrada pelo Monsenhor João Luiz Fávero.

Segundo o Código de Direito canônico (Cân. 382, § 2), a partir da nomeação o Bispo Diocesano tem o prazo de dois meses, após receber os documentos apostólicos, para tomar posse de sua Diocese.

A data da Solenidade de Posse de Dom Airton José ainda não foi anunciada.

Dom-Airton-22.jpg

Nascido em 25 de junho de 1956 na cidade mineira de Bom Repouso, Dom Airton José dos Santos foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1985 e Bispo em 2 de março de 2002, em São Bernardo do Campo, SP.
Concluiu seus estudos filosóficos nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI) e teológicos na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, ambas na capital paulista.

Dom Airton foi Bispo auxiliar de Santo André, SP, Secretário do Regional Sul 1 da CNBB e Membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Seu lema Episcopal é Ut faciam Deus, voluntatem tuam” (Hb 10,9), que significa “Para Fazer ó Deus a Tua Vontade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas