Gaudium news > Estádio de Amã fica lotado com fiéis vindos até do Iraque para acompanhar missa do Papa

Estádio de Amã fica lotado com fiéis vindos até do Iraque para acompanhar missa do Papa

estadiodAma_mat_gaudium.jpgAmã (Segunda, 11-05-2009, Gaudium Press) Cerca de 50 mil fiéis, vindos de diferentes países do Oriente Médio – do Egito ao Iraque – lotaram neste domingo o Estádio Internacional de Amã para assistir à celebração presidida pelo Papa Bento XVI, cuja homilia foi focada nos cristãos da região, e ouvir suas palavras antes da oração do Regina Coeli.

Na homilia, Bento XVI comentou sobre a importância e a rica diversidade da Igreja Católica na Terra Santa. Ao falar sobre sua visita ao Monte Nebo, o pontífice disse que rezou para que a Igreja na região possa ser “confirmada na esperança e fortificada no seu testemunho ao Cristo Ressuscitado, o Salvador da humanidade”.

“A comunidade católica daqui está profundamente tocada pelas dificuldades e incertezas que afligem todos os habitantes do Oriente Médio, nunca esqueçam a grande dignidade que deriva de sua herança cristã”.

O Papa lembrou que ontem celebrava-se em toda a região o Ano da Família, e, na Jordânia, também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Com relação a esses tópicos, o Santo Padre pediu que toda família cristã possa “crescer na fidelidade a esta nobre vocação de ser uma verdadeira escola de oração, onde as crianças aprendem o sincero amor de Deus, onde amadurecem na autodisciplina e na atenção às necessidades dos outros e onde contribuem para a construção de uma sociedade sempre mais justa e fraterna.”

Ele destacou, ainda, a importância da mulher nos trabalhos missionários e vocacionais, como aqueles realizados por freiras, educadoras e enfermeiras, e lamentou que “esta dignidade e esta missão doadas por Deus às mulheres nem sempre tenham sido suficientemente compreendidas e estimadas”. “Todavia, é com o testemunho público de respeito pelas mulheres que a Igreja na Terra Santa pode dar uma importante contribuição ao desenvolvimento de uma cultura de verdadeira humanidade e à construção da civilização do amor”.

Antes da oração do Regina Coeli, Bento XVI falou novamente do “carisma profético” das mulheres e propôs como exemplo supremo das virtudes femininas a Bem-aventurada Virgem Maria.

Betânia e o Rio Jordão

Mais tarde neste domingo, às 17h30 locais, Bento XVI visitou Betânia da Transjordânia – ou Betânia além do Rio Jordão – onde presidiu uma cerimônia para a bênção das primeiras pedras da Igreja dos latinos e da Igreja greco-melquita da região. O terreno foi cedido pelo Rei Abdullah II.

O local tem especial importância católica porque, segundo a história bíblica, foi ali que João Batista exerceu maior parte de suas atividades e onde a vida pública de Jesus foi mais atuante. Foi também nas proximidades daquela região que João Batista batizou o primo Jesus, com as águas do rio que dá o nome ao país. O local também é conhecido com o nome de “Wadi Al-Kharrar” (vale melodiosa), em referência ao murmúrio das águas do Jordão.

No local, o Papa foi acolhido pelo diretor do Centro Al-Maghtas e visitou o itinerário arqueológico do local do Batismo. O percurso se concluiu onde estão sendo erigidas a igreja dos latinos e a dos greco-melquitas.

Em seu discurso, Bento XVI recordou que a primeira pedra de uma igreja é símbolo de Cristo: “A igreja se apóia em Cristo, é amparada por Ele e não pode ser separada Dele. (…) Esta é a realidade da Igreja; ela é Cristo e nós, Cristo conosco”.

Após o rito da bênção das primeiras pedras, Bento XVI voltou à Nunciatura Apostólica, onde se encontrava hospedado. Ainda no domingo, partiu de avião para Tel Aviv, segunda etapa de sua “peregrinação” inédita à Terra Santa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas