Gaudium news > Bento XVI "estende a mão" a judeus em encontro na sede do Grã-Rabinato

Bento XVI "estende a mão" a judeus em encontro na sede do Grã-Rabinato

Jerusalém (Terça, 12-05-2009, Gaudium Press) Após ter estado esta manhã no Muro das Lamentações, onde depositou uma oração entre as fissuras das pedras, o Papa Bento XVI continuou seu segundo dia de viagem apostólica por Israel fazendo uma visita de cortesia aos grãos-rabinos de Jerusalém, no Centro “Hechal Shlomo”.

Na sede do Grão-Rabinato, o discurso de Bento XVI aos dois religiosos judeus foi dedicado ao diálogo entre as duas religiões, o qual se realiza através da Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo e da Comissão do Grão-Rabinato para as Relações com a Igreja Católica.

A receptividade dos delegados de ambas as comissões em discutir, com abertura e otimismo, não somente os pontos em comum, mas também as questões que geram desacordo, abriu o caminho para uma colaboração mais eficaz, afirmam especialistas.

Em sua exposição, Bento XVI apontou os temas que unem judeus e cristãos: respeito pela sacralidade da vida humana, a centralidade da família, uma educação válida dos jovens, a liberdade de religião e de consciência para uma sociedade saudável, o relativismo moral e as ofensas que tal relativismo gera para a dignidade da pessoa humana. “Esses temas de diálogo representam somente a fase inicial daquilo que nós esperamos seja um sólido e progressivo caminho rumo a uma melhor compreensão recíproca.”

Citando a declaração conciliar Nostra Aetate, Bento XVI reiterou que a Igreja Católica está, irrevogavelmente, empenhada na estrada decidida pelo Concílio Vaticano II, para uma “autêntica e duradoura” reconciliação entre cristãos e judeus, como provam os sete encontros realizados pela Comissão bilateral.

Ao se despedir dos rabinos, Bento XVI sublinhou: “Olhando para os resultados até então alcançados, podemos apostar com confiança, numa cooperação sempre mais convicta entre as nossas comunidades, ao condenar o ódio e a perseguição em todo o mundo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas